Gestão Fachin: 90 anos da JE e do voto feminino foram comemorados

Eventos do TSE e criação de medalha comemoraram a data em 2022

Evento, que será transmitido nesta segunda (21) pelo canal do Tribunal no YouTube, contará com o...

A posse do ministro Edson Fachin na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 22 de fevereiro, coincidiu com o início da celebração dos 90 anos da Justiça Eleitoral (JE) e da conquista do voto feminino no Brasil, comemorados no dia 24 de fevereiro.

Na oportunidade, o ministro destacou o privilégio, como magistrado e cidadão, de comandar a Corte Eleitoral na passagem de uma data tão simbólica para a cidadania de brasileiras e brasileiros e para o fortalecimento da democracia em nosso país. “A Justiça Eleitoral dá neste memorial de 90 anos o seu testemunho de também ser, na sociedade, um instrumento da paz, porquanto as eleições são o meio não violento de enfrentar e resolver dissensos sociais e políticos”, ressaltou Fachin na ocasião.

Homenagens

A temporada de celebrações começou com o descerramento de uma placa alusiva à data e a criação de uma página especial no Portal do TSE contendo diversas informações sobre a atuação do Tribunal nessas nove décadas e o início do voto feminino no país. Ainda em fevereiro, foi lançada uma nova edição do livro que registra todos os presidentes do TSE desde 1932, com as respectivas biografias.

A celebração também marcou o lançamento do Tour Virtual do TSE, que possibilitou visitas on-line a algumas das principais dependências do Tribunal, como o Plenário, auditórios, gabinetes e exposições, bem como a possibilidade de o visitante virtual conhecer a urna eletrônica em 360 graus.

A relevância da data também foi reconhecida e eternizada pelos Correios, com o lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo pelos 90 anos da Justiça Eleitoral.

Anônimos essenciais para a democracia

Integrantes de uma força de trabalho essencial nas eleições, mesárias e mesários ganharam uma homenagem especial com a série “Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado”, que traz depoimentos e experiências desses importantes colaboradores da democracia.

Publicada ao longo do ano no Portal do TSE, a série é um reconhecimento e uma homenagem ao esforço de cidadãs e cidadãos anônimos que, a cada dois anos, doam tempo e trabalho para que o Brasil fortaleça o sistema democrático por meio de eleições livres e confiáveis. Também é uma forma dessas colaboradoras e colaboradores da Justiça Eleitoral, espalhados pelo país, se sentirem representados por cada história contada.

Coube ao ministro Edson Fachin instituir a Medalha Comemorativa pelos 90 anos da JE e do voto feminino no Brasil, como reconhecimento aos atores que ajudam a aprimorar as atividades da Justiça Eleitoral.

A comenda foi concedida a servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores da JE que se destacaram por iniciativas em prol das atividades da Corte, além de terem prestado notáveis serviços que auxiliaram no fortalecimento da democracia no país.

Documentários

Para contar a história da participação das mulheres no processo eleitoral, o TSE e a TV Justiça se uniram para produzir o documentário “90 anos do Voto Feminino”, que mostra a evolução dessa conquista tão importante para a cidadania das brasileiras.

A parceria rendeu um segundo documentário, intitulado “90 Anos da Justiça Eleitoral”, que contempla o desenvolvimento dessa Justiça Especializada, desde o início das eleições até o processo de informatização e de adoção das urnas eletrônicas. O documentário conta a história sob a ótica daqueles que fazem ela realmente acontecer: cidadãs e cidadãos que dedicam valioso tempo de forma voluntária à democracia.

Quem segue as redes sociais do TSE também teve a oportunidade de conhecer um pouco da história da Justiça Eleitoral de uma forma mais criativa e irreverente com a série “90 curiosidades da Justiça Eleitoral”. A série mostra, por meio de vídeos curtos e atrativos, curiosidades registradas durante as nove décadas da JE, a partir de um levantamento feito em parceria com a Biblioteca do TSE.

MC/EM/CM, DM

Leia mais:

01.08.2022 - Gestão Fachin: inclusão de mulheres, negros, indígenas e jovens na política teve destaque especial

02.08.2022 - Gestão Fachin: iniciativas de combate à desinformação foram fortalecidas

03.08.2022 - Gestão Fachin: decisões importantes marcaram o período

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido