Gestão Fachin: eventos no TSE contaram com a participação de partidos, plataformas digitais e sociedade civil

Tribunal promoveu debates sobre o combate à desinformação e à violência política de gênero e abriu a urna eletrônica para estudantes

Além de oficializar parceria entre o Tribunal e as empresas, documento lista ações a serem execu...

Encontros, seminários, reuniões e debates com partidos, plataformas digitais e representantes da sociedade civil marcaram a gestão do ministro Edson Fachin à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As temáticas abordadas foram as mais diversas: enfrentamento da desinformação; combate à violência política de gênero; e inclusão e diversidade no processo eleitoral, entre outros. Além disso, em duas oportunidades, a urna eletrônica foi aberta para estudantes conhecerem de perto o equipamento.

No início de março, o TSE concedeu a medalha da Ordem do Mérito Assis Brasil a 28 ministros e personalidades que se destacaram por prestar relevantes serviços à Justiça Eleitoral e à democracia nas respectivas áreas de atuação.

Em junho, a relevância das iniciativas de capacitação jurídica motivou a realização do 9º Encontro Nacional de Escolas Judiciárias Eleitorais (ENEJE) e a criação do Sistema EJE. No mesmo mês, o TSE promoveu o encontro “Plataformas Digitais e Partidos Políticos: o enfrentamento à desinformação como instrumento de promoção da democracia”.

E no início de agosto, prosseguindo com as celebrações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, foi inaugurada exposição no Museu do Voto do Tribunal, em comemoração à data.

Diversidade e inclusão

A importância de manter a equidade na participação democrática motivou o “Encontro das Magistradas Eleitorais: debatendo a violência política de gênero”, ocorrido na sede do Tribunal, em Brasília. Por sua vez, o encontro “Inclusão e Diversidade: um panorama da Justiça Eleitoral” discutiu os projetos e iniciativas da Corte e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) sobre o tema.

A Corte Eleitoral também promoveu um evento histórico, o encontro “Elas na Política”, que reuniu 27 jovens, uma de cada estado e do Distrito Federal, para debater a participação feminina na democracia brasileira.

Ainda sobre o tema, a ministra do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia foi a porta-voz da Justiça Eleitoral em um debate sobre a igualdade de direitos entre os gêneros, durante o Seminário Mais Mulheres na Política, realizado em maio, no Senado Federal.

Cidadania e educação

Além dos encontros promovidos, o TSE também dedicou espaço para os jovens e pessoas da melhor idade. Em julho, foi lançado o edital para o I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral (JE). A iniciativa tem como objetivo aproximar a JE da sociedade, em especial das populações jovem e com 60 anos ou mais. As inscrições vão até o dia 16 de setembro.

No mesmo mês, cerca de 300 alunos do Centro de Ensino Médio do Gama (DF) participaram de uma experiência inédita. Pela primeira vez, o TSE abriu uma urna eletrônica para estudantes em uma escola. No evento “Por Dentro da Urna”, os jovens estudantes conheceram de perto como funciona o equipamento e a importância do processo eleitoral. A iniciativa ainda foi levada a cerca de 130 alunos dos cursos técnicos de Eletrônica e Segurança e de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de Brasília (IFB) – campus Ceilândia.

Divulgação dos resultados e comunicação

Também durante a gestão do ministro Fachin, técnicos do TSE apresentaram a 240 representantes de veículos de comunicação o projeto de divulgação dos resultados das Eleições Gerais de 2022, bem como os meios e formatos eletrônicos que serão utilizados no pleito.

A Corte também foi sede do Encontro dos Assessores de Comunicação da Justiça Eleitoral (JE), que contou com representantes dos TREs de todos os estados da Federação e do Distrito Federal.

TP/LC, DM

Leia mais:

01.08.2022 - Gestão Fachin: inclusão de mulheres, negros, indígenas e jovens na política teve destaque especial

02.08.2022 - Gestão Fachin: iniciativas de combate à desinformação foram fortalecidas

03.08.2022 - Gestão Fachin: decisões importantes marcaram o período

04.08.2022 - Gestão Fachin: 90 anos da JE e do voto feminino foram comemorados

05.08.2022 - Gestão Fachin: aproximação com a sociedade foi meta para ampliar a transparência

08.08.2022 - Gestão Fachin: unidade institucional e defesa da Justiça Eleitoral em pauta

09.08.2022 - Gestão Fachin: TSE ampliou e aprimorou os canais de acesso ao Tribunal

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido