Portal de Dados Abertos do TSE disponibiliza perfil do eleitorado brasileiro

Acesso é gratuito e aprimora a cultura de transparência do Tribunal

Logo Portal de dados abertos do TSE - 26.08.2022.jpg

O Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza 16 conjuntos de dados com informações sobre as características do eleitorado brasileiro desde 1994. No espaço, constam também arquivos específicos, como o perfil dos eleitores com deficiência, eleitorado por local de votação e peculiaridades por seção eleitoral.

Nas planilhas de eleitorado, é possível saber, por exemplo, em quais municípios as eleições ocorreram com ou sem biometria. Além disso, os dados apresentam informações como faixa etária, grau de escolaridade e estado civil das eleitoras e dos eleitores.

Por meio da consulta no Portal, é possível conferir ainda o tipo de localidade de votação, que pode assumir as categorias “Convencional”, “Voto em trânsito”, “Preso provisório” e “Temporário”.

A divulgação das informações atende à Política de Dados Abertos do Tribunal (Portaria TSE nº 93, de 12 de fevereiro de 2021) e ao Plano de Dados Abertos (Portaria TSE nº 523, de 13 de agosto de 2021).

Como acessar

Na página inicial do Portal de Dados Abertos, a usuária ou o usuário encontrará uma caixa de busca para pesquisar as informações desejadas. O acesso pode ser feito diretamente nos menus Grupos, para verificar os temas disponíveis, ou Conjunto de Dados, para ir direto à relação completa. Nessa relação, cada conjunto de informações é exibido com o nome de identificação, a descrição e os formatos disponibilizados. Há a possibilidade também de aplicar alguns filtros disponíveis no lado esquerdo da tela.

As informações podem ser extraídas do Portal por meio de softwares estatísticos e editores de planilhas, que possibilitam comparações entre anos e outras análises. O download dos arquivos acompanha documento com a descrição das variáveis.

Todos esses dados estão também na página do Sistema de Estatísticas Eleitorais,  acompanhados de visualizações gráficas e tabelas.

Acesse o Portal de Dados Abertos do TSE.

JV/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido