Presidente do TSE abre exposição em homenagem a mulheres de destaque no país

Evento na sede do TSE reverenciou figuras femininas importantes. Atuação do ministro Fachin na Corte Eleitoral também foi lembrada

Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Lançamento da Exposição Mulheres Eternas - 10.08.2022

Na abertura da exposição Mulheres Eternas nesta quarta-feira (10), na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, destacou que a mostra torna efetiva a máxima de que “a democracia, para valer, tem a presença de mulheres do poder”.  

A exposição abrange 38 obras que homenageiam o legado de mulheres brasileiras que realizaram feitos em diversas áreas e atuaram na defesa de políticas públicas por uma sociedade mais justa e igualitária. As pinturas foram feitas pelo artista visual Manu Militão.

De acordo com o presidente do TSE, abrigar uma mostra como essa, que reverencia personalidades femininas do contexto atual e da história do país “é uma demonstração concreta do compromisso institucional [da Justiça Eleitoral] com a democracia paritária e que presta as devidas homenagens a todas essas heroínas brasileiras”. “Se os livros de história da pátria não registram seus nomes e feitos, não nos furtaremos de fazê-lo aqui”, afirmou.

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, coordenadora do TSE Mulheres, ressaltou as celebrações pelos 90 anos da Justiça Eleitoral, que se confundem com o início do voto feminino no país. Além disso, ela agradeceu o empenho e o respaldo do ministro Fachin nas ações do TSE relacionadas às temáticas de gênero, raça e diversidade.

A advogada e ativista dos temas ligados à inclusão de pessoas com deficiência e à valorização da vida Maria Eduarda Soares de Mendonça foi uma das mulheres retratadas nas obras. Para ela, ser lembrada dessa forma foi uma honra. Ela ainda destacou que a mostra é uma forma de dar visibilidade não só a causa, mas sobretudo às mulheres em toda a diversidade e atuação na sociedade.

Estiveram presentes no evento a ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha – também homenageada –, a pró-reitora do Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), Lúcia Maria Oliveira, a cofundadora do Instituto Empoderar Vladia Pompeu e a atriz e cantora Zezé Motta, além de representantes do Judiciário, de universidades, servidores e colaboradores do TSE.

1/ Galeria de imagens

Homenagem

Na ocasião, o presidente do Tribunal também foi homenageado. Ele recebeu um quadro com seu perfil das mãos do artista Manu Militão. Fachin foi lembrado pelo artista como o “ministro das mulheres”, em alusão ao apoio do magistrado às causas e iniciativas sobre o tema alavancadas na gestão.

Exposição

Os 38 quadros estarão em exposição na entrada dos auditórios do edifício-sede do TSE. As obras contemplam figuras femininas representando os 27 estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre elas, a representante dos povos indígenas Cacique Tanoné, a professora Niube Guedes Carbone, a pioneira na defesa dos povos Kalunga, Procópia dos Santos Rosa, a educadora e diplomata Bertha Lutz e a escritora Nísia Floresta, além de outras mulheres notáveis que já desenvolveram e desenvolvem ações para fortalecer a importância feminina na sociedade brasileira.

Acesse o discurso do ministro Edson Fachin.

TP/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido