Saiba como votar de forma consciente em cartilha do TSE

Guia elaborado pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal informa os caminhos para escolher bem as candidatas e os candidatos das Eleições 2022

Guia do voto consciente - 17.08.2022

As Eleições Gerais de 2022 estão se aproximando, e as brasileiras e os brasileiros se preparam para ir às urnas eleger os representantes do país e do seu estado. Essa é uma escolha que tem o poder de afetar profundamente a vida de toda a população e os rumos do Brasil pelos próximos quatro anos, e, por isso, é muito importante fazê-la de maneira consciente e livre. Para ajudar as eleitoras e os eleitores na tarefa de escolher bem em quem votar, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) preparou a cartilha Guia do Voto Consciente – Todos fazem a eleição!, disponível gratuitamente para download no Catálogo de Publicações.

Em quatro páginas de conteúdo, a pessoa interessada encontra informações em linguagem simples sobre a função dos cargos que serão preenchidos nos pleitos de outubro: deputados federais, estaduais e distritais, senadores, governadores e presidente da República. Também são relembradas as atribuições do Poder Judiciário, do Poder Legislativo e do Poder Executivo.

A cartilha ainda traz informações sobre as regras que regem as eleições e o financiamento das campanhas eleitorais. Além disso, esclarece como se aplica a regra do quociente eleitoral, que determina os eleitos para a Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do Distrito Federal, bem como explica sobre as federações partidárias, que são uma novidade das Eleições 2022.

Vida pregressa e propostas

A importância da busca por informações sobre a vida pregressa e as propostas das candidatas e dos candidatos mereceu um destaque especial no guia, assim como a recomendação para checar todo conteúdo informativo que chegar pelas redes sociais e plataformas de mensagem, a fim de evitar a disseminação de desinformação.

A publicação frisa também a importância de ter o número das candidatas ou dos candidatos à mão na hora de votar e, é claro, de não vender o voto.

Por fim, o guia incentiva a eleitora ou o eleitor a participar da fiscalização do processo eleitoral, acompanhando o teste de integridade e a emissão dos Boletins de Urna (BU), que ocorre imediatamente após o fim da votação, às 17h.

Toda a eleição pode ser acompanhada pelos aplicativos da Justiça Eleitoral que levam a qualquer smartphone informações sobre as candidatas, os candidatos e as respectivas campanhas, ou sobre o resultado das eleições, entre outras funcionalidades.

O guia

O Guia do Voto Consciente foi elaborado pela Coordenadoria de Imprensa da Secretaria de Comunicação e Multimídia (Cimp/Secom), com a colaboração da Coordenadoria de Editoração e Publicações da Secretaria de Gestão da Informação e do Conhecimento (Cedip/SGI).

Acesse o Guia do Voto Consciente.

RG/LC, DM

Leia mais: 

18.08.2022 -Guia da Urna está disponível na página do TSE para download

17.08.2022 - Guia ajuda a esclarecer termos técnicos relacionados ao sistema eletrônico de votação

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido