Segurança das eleições é tema de reunião entre TSE e Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral

Grupo formado por centenas de organizações da sociedade civil foi recebido na noite desta segunda (8) pelo presidente do Tribunal

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Reunião Coalisão para Defesa do sistema Eleitoral - 08.08.2022

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, recebeu no início da noite desta segunda-feira (8) uma comitiva da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, formada por organizações da sociedade civil. O grupo reiterou o compromisso em defesa da democracia e da normalidade do processo eleitoral, mas manifestou oficialmente, em carta entregue a Fachin, a preocupação com a segurança dos eleitores, bem como dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral que atuarão em outubro nos locais de votação espalhados por todo o país.

1/ Galeria de imagens

O ministro enalteceu a importância do engajamento da sociedade na sustentação da democracia e na identificação de abusos e ameaças de violência. Fachin garantiu que a Justiça Eleitoral está atenta aos sinais de alerta e mantém contato permanente com ouvidorias, aparato judicial, juízes eleitorais e forças de segurança pública para garantir paz e segurança para quem vota e para quem trabalha nas eleições, tendo como o base o tripé precaução / prevenção / sanção.

Além de representantes de 15 instituições, o encontro contou com a presença da secretária-geral da Presidência do TSE, Christine Peter, e da secretária de Auditoria do Tribunal, Clara Mota.

MC/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido