TRE de Pernambuco e Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral prestam homenagens a Edson Fachin

Honrarias marcaram últimas horas da gestão do ministro como presidente do TSE

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - 16.08.2022

Duas homenagens marcaram os últimos momentos do ministro Edson Fachin à frente da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na tarde desta terça-feira (16), ele recebeu uma placa de condecoração do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral (Coje) e a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca no Grau Ouro do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). As honrarias foram entregues pela presidente do Coje, juíza Kamile Moreira Castro, e pelo presidente da Corte Regional pernambucana, desembargador André Guimarães.

Condecoração do Colégio de Ouvidores da JE

O ministro estendeu a homenagem feita pelo Colégio de Ouvidores a toda a equipe do TSE, que, segundo Fachin, contribuiu para a realização de um intercâmbio construtivo de ideias. “O que nós procuramos fazer aqui [no Tribunal Superior Eleitoral] foi ter essa coerência entre discurso e prática”, afirmou.

Durante a gestão de Fachin como presidente do Tribunal, houve importantes avanços relacionados ao trabalho desenvolvido pelo setor. Entre eles, a criação da Ouvidoria da Mulher, o lançamento do manual Orientações para procedimentos nas ouvidorias eleitorais e a aprovação da resolução que regulamentou e padronizou o funcionamento das unidades em toda a Justiça Eleitoral, de acordo com os parâmetros fixados pela Resolução nº 432/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca

Do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador André Guimarães, o ministro Edson Fachin recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca no Grau Ouro, pelos relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral.

Ao entregar a premiação, o presidente do Regional destacou que a gestão de Fachin demonstrou o poder do diálogo, e classificou o período do ministro à frente do TSE como muito “marcante e expressivo”. “O senhor, de forma serena e tranquila, mas firme e sem arredar o pé, soube preservar a importância da nossa Justiça Eleitoral”, elogiou.

Após receber a condecoração, o ministro afirmou que a sensação que fica é a de dever cumprido e de respeito à Constituição Federal e à soberania popular. “Recebo, com muita honra, essa distinção altíssima, que me emociona e me sensibiliza”, agradeceu o presidente do TSE.

Também participaram dos encontros a ministra Maria Claudia Bucchianeri; a secretária-geral da Presidência do TSE, Christine Peter; o diretor-geral do TSE, Rui Moreira; a secretária de Auditoria do Tribunal, juíza federal Clara Mota; a secretária de Comunicação e Multimídia, Giselly Siqueira; o juiz auxiliar da Presidência, Sandro Nunes Vieira; a juíza auxiliar da Presidência Flávia da Costa Viana; a juíza ouvidora do TSE, Larissa Nascimento; a assessora do Núcleo de Inclusão e Diversidade, Samara Pataxó; o assessor-chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, José Gilberto Scandiucci; a assessora da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação Tainah Rodrigues; a assessora-chefe do Gabinete da Presidência, Andreza Maris; a assessora-chefe da Assessoria de Plenário, Leila Mascarenhas, e a assessora-chefe do gabinete da Presidência, Raquel Coutinho, além de representantes do TRE de Pernambuco.

BA/LC, DM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido