TSE restabelece convenção da Federação PSDB-Cidadania no Ceará

Diretório nacional havia anulado decisão estadual que determinou “neutralidade” nas disputas para governador e senador

Antonio Augusto/Secom/TSE - Ministro Benedito Gonçalves - 23.08.2022

Por unanimidade, o Plenário Virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou decisão liminar concedida pelo ministro Benedito Gonçalves que restabeleceu a convenção estadual da Federação PSDB-Cidadania, no Ceará. O diretório regional havia adotado neutralidade com relação a coligações majoritárias para a disputa de governador e senador.  

Entenda o caso

Em 4 de agosto, a Federação PSDB-Cidadania, no Ceará, realizou convenção para escolha de candidatos e celebração de coligações no estado. Na data, o colegiado regional adotou postura neutra em relação a coligações para cargos majoritários. 

No mesmo dia, no entanto, a Presidência do diretório nacional da Federação editou a Resolução nº 34/2022, que anulou o entendimento do órgão estadual. A justificativa foi de que não teria sido observada a diretriz nacional que determinava formação de coligação majoritária com o Partido Democrático Trabalhista - PDT naquele estado.

A regra, entretanto, fora prevista na Resolução 33/2022, editada no mesmo dia da convenção estadual e já dentro do prazo limite de 180 dias anterior ao pleito (art. 7º, § 1º, da Lei nº 9.504/97) para escolha de candidatos e formação de coligações no estatuto partidário.

A Federação PSDB-Cidadania no Ceará pediu ao TSE que as resoluções fossem suspensas, restabelecendo a validade da convenção estadual. Segundo eles, o diretório nacional não encaminhou prova de que houvesse deliberado anteriormente sobre a celebração de coligação com o PDT.

Decisão provisória

De acordo com o ministro Benedito Gonçalves, a Federação PSDB-Cidadania não publicou as normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações no prazo de 180 dias antes do pleito. Assim, de acordo com o ministro, as deliberações realizadas na convenção estadual do dia 4 de agosto estavam em acordo com as normas estatutárias.

“Ante o exposto, defiro liminar para sustar os efeitos das Resoluções 33 e 34/2022, restabelecendo, por conseguinte, a convenção realizada em 4/8/2022 e a vigência do órgão estadual da Federação PSDB-Cidadania no Ceará", determinou a liminar.

Apesar de ter sido referendada por unanimidade, a decisão é provisória e ainda será analisada em definitivo em data a ser definida.

MSM/RG/CM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido