TSE vence categoria mais disputada do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Corte Eleitoral venceu a categoria Comunicação Interna na 20ª edição da premiação, realizada nesta sexta (5)

Conbrascom 2022 - logo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venceu a categoria mais disputada do XX Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, conquistando o primeiro lugar na categoria Comunicação Interna. Os ganhadores desta edição da premiação foram conhecidos na noite desta sexta-feira (5), durante o encerramento do XVI Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom).

O projeto AconTSE na TV, uma ferramenta de comunicação para servidores, colaboradores e estagiários da Corte Eleitoral, foi o vencedor nessa categoria. Toda sexta-feira, um vídeo novo é enviado pelo WhatsApp com as principais informações da semana para o público interno. São divulgados serviços, a preparação para eleições, pesquisas, campanhas, novidades e tudo o que as pessoas que trabalham no TSE precisam saber.

A coordenadora de Imprensa do TSE, Laura Gracindo, destacou que o AconTSE na TV tem vida. "Ele é feito de gente, para gente. Esse é o grande diferencial que torna o projeto tão especial. Quando a gente percebe que as áreas e as pessoas já vêm com uma demanda para que a ação apareça no AconTSE na TV, isso é um grande reconhecimento que estamos sendo bem-sucedidos neste projeto", disse.

Ela ressaltou ainda que é uma grande alegria vencer exatamente na categoria que valoriza quem faz a Justiça Eleitoral. "Nos sentimos honrados em fazer parte da premiação juntamente com outras ações de comunicação importantes que fazem a diferença para o cidadão", afirmou.

Para a coordenadora de Rádio e TV do Tribunal, Tatiana Cochlar, receber esse prêmio é o coroamento de um trabalho e da dedicação de uma equipe enorme que vive a comunicação da Justiça Eleitoral.

Finalista

O Tribunal foi finalista em outras duas categorias. O vídeo "Por dentro da urna eletrônica – eleição transparente e confiável", concorreu na categoria Vídeo Institucional. O material mostra, em linguagem acessível, o passo a passo do sistema eleitoral, para que não reste dúvida de que todo o processo é transparente e pode ser fiscalizado e auditado. Com 15 minutos de duração, está publicado no canal do TSE no YouTube e foi distribuído para as mais de 5 mil emissoras parceiras.

E, na categoria Relacionamento com a Mídia, o Tribunal concorreu com o projeto “TSE e checadores: o dia da eleição”, que envolveu a aproximação com jornalistas e agências de checagem e mostrou de perto o funcionamento da urna e do sistema eletrônico de votação. Na ação, os checadores esclareceram dúvidas, conferiram como é uma urna eletrônica por dentro e acompanharam as eleições suplementares e o teste de integridade das urnas realizados em 2021, nos municípios de Silva Jardim e Santa Maria Madalena (RJ).

XX Prêmio

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as instituições públicas do cidadão.

Este ano, o Prêmio bateu o recorde de concorrentes, com 301 projetos das assessorias de comunicação do sistema de justiça do Brasil inscritos nas 12 categorias.
O XVI Conbrascom aconteceu de 3 a 5 de agosto, na Defensoria Pública do Rio de Janeiro. O tema central desta edição foi “Comunicação e Democracia”.

MC, MM, LC/DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido