A JE Mora ao Lado: Kevanio atua como mesário para contribuir com a democracia

Conheça essa e outras histórias na série publicada no Portal do TSE

Série a JE Mora ao Lado - 03.02.2022

“O voto é a maior forma de poder que o povo tem em mãos, mas, além de votar, temos outras formas de sermos ativos nesse processo democrático”. A frase é do professor Kevanio Spíndola, presidente da mesa receptora de votos de uma das duas seções eleitorais do povoado de São Bernardo (MA). Kevanio exerce a função há aproximadamente 13 anos com a missão de auxiliar eleitoras e eleitores no momento da votação, “algo essencial para o bom funcionamento das eleições”, como ele mesmo descreve.

Mesário - A JE Mora ao lado - Kevânio Espíndola.


Assista à entrevista de Kevanio Spíndola no canal do TSE no YouTube.

Em 2008, havia apenas um local de votação no povoado maranhense em que Kevanio reside. Para comportar o crescimento do eleitorado, mais uma seção eleitoral precisou ser aberta na região. Sabendo da necessidade de suprir o novo local de votação com pessoal bem capacitado, os mesários que trabalhavam na seção já existente indicaram o professor para presidir a mesa receptora de votos, uma incumbência que foi prontamente abraçada pelo docente.

“Ao entregarem as cartas de convocação para o treinamento de mesários foi identificado que alguns dos escolhidos não residiam mais na comunidade. Algumas pessoas, sabendo do meu empenho e capacidade de solucionar problemas com facilidade e de lidar com as pessoas, me indicaram como mesário. Eu aceitei e estou até hoje”, relembra.

Apesar do cansaço acumulado durante o exercício da função, ele acredita que ser presidente da seção é muito importante para a democracia do país. “É muito realizador, gratificante. Contribuir dessa maneira mais direta nesse processo é muito significativo”, diz.

Disputa acirrada

A bagagem acumulada ao longo das sete eleições consecutivas em que atuou como mesário permitiu que Kevanio pudesse avaliar o cenário local com bastante propriedade. Segundo o professor, o resultado mais aguardado pelas eleitoras e eleitores de São Bernardo é, sem dúvida, o do pleito municipal. “Meu município é pequeno. Todo mundo sabe em quem os outros votam e sempre há alguma polêmica, mas nada de tão grave”, relata.

Para as Eleições Gerais de 2022, marcadas para acontecer nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno), a expectativa do professor é que o clima de disputa se mantenha bem acirrado. “Acredito que seja um ano eleitoral bastante complexo, especialmente por se tratar de uma eleição presidencial. A última já foi bem impactante e essa não será diferente”.

A escolha dos ocupantes das cadeiras de deputada ou deputado estadual é outro fator que pode estimular ainda mais a concorrência entre as candidaturas, na opinião do experiente mesário. “São os cargos mais próximos dos líderes políticos municipais. Isso gera mais ansiedade nos eleitores e uma certa competitividade, como se fosse um reflexo das eleições municipais”, analisa.

Série Mesários – a JE Mora ao Lado

Essa história faz parte da série Mesários – a Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados a partir de fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemora 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

BA/CM

Leia mais:

08.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário viaja para a cidade onde nasceu para votar e trabalhar nas eleições

03.02.2022 - A JE Mora ao Lado: amor e carinho são elementos fundamentais para ser mesária, destaca voluntária

01.02.2022 – A JE Mora ao Lado - série mostra histórias de pessoas que atuam para garantir a cidadania por meio do voto

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido