Clica e Confirma: programa destaca as ações do TSE para promover a transparência no processo eleitoral

Edição semanal também fala do Dia Nacional da Consciência do Primeiro Voto

Evolução da urna até o modelo eletrônico atual também é destaque do programa desta semana

A edição desta semana do programa Clica e Confirma mostra um bate-papo com a juíza auxiliar da Presidência do TSE, Clara Mota, sobre as ações para promover a transparência no processo eleitoral brasileiro. Ela falou sobre a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), que já apresentou 44 sugestões de melhorias no processo eleitoral, e 32 foram atendidas.

Tanto a CTE quanto o Observatório de Transparência das Eleições tiveram as respectivas composições ampliadas e são integradas por entidades da sociedade civil, órgãos públicos e representantes do Congresso Nacional. Além disso, foram adotadas medidas como a antecipação da inspeção dos código-fonte da urna eletrônica por todas as entidades fiscalizadoras, além de ter sido aperfeiçoado o Teste Público de Segurança de todo aparato de Tecnologia da Informação que é utilizado, tudo isso visando mais transparência e combate à desinformação.

A entrevistada também destacou o Dia Nacional da Consciência do Primeiro Voto, celebrado no dia 26 de junho. A data foi escolhida em homenagem a Passeata dos 100 mil, que aconteceu em 1968, e foi uma manifestação em defesa da democracia e levou milhares de pessoas às ruas buscando ter mais direitos.

 O programa

O Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. As novas edições estão sempre disponíveis às sextas-feiras, a partir das 11h. Os episódios também podem ser ouvidos ou baixados no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts, além do Portal do TSE.

O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE e também é veiculado por emissoras de rádio parceiras da Corte Eleitoral em todo o país.

Acompanhe os episódios semanais e fique por dentro.

BC/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido