Com o apoio do TSE, Meta lança guia de combate à violência contra mulheres na política

Material, que também tem o apoio da Women’s Democracy Network – Capítulo Brasil (WDN), traz dicas de proteção em plataformas

Com o apoio do TSE, Meta lança guia de combate à violência contra mulheres na política - 08.07.2022

Estudos indicam que uma proporção significativa de mulheres que atuam na política são alvo de violência, inclusive no mundo digital. Com o objetivo de combater ataques a essas representantes, a Meta está lançando o guia Mulheres na Política: Combatendo a Violência nas Plataformas da Meta, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da organização Women’s Democracy Network (WDN) – Capítulo Brasil. O documento traz recomendações a partir de um conjunto de políticas comunitárias do Facebook, Instagram e WhatsApp para que mulheres possam se conectar e se expressar com segurança. 

As diretrizes foram desenvolvidas a partir de avaliações da comunidade que usa as plataformas da empresa e da orientação de especialistas em diversas áreas, como tecnologia, segurança pública, igualdade de gênero e direitos humanos. Elas evidenciam o que é permitido ou não nas plataformas da Meta. No material, é possível encontrar exemplos de ações que podem ser consideradas agressões, como distribuição de imagens íntimas sem consentimento, assédio, discurso de ódio e outras ameaças.

“Acreditamos que o combate à violência contra mulheres precisa ser uma ação conjunta entre nós e a comunidade, para tornar esse problema cada vez mais visível por toda a sociedade. Estamos constantemente aperfeiçoando e refinando nossas políticas, e disponibilizando mais recursos que acompanhem as mudanças on-line e off-line. Contamos com o apoio de especialistas de alto nível, com conhecimento em segurança global para mulheres, para oferecermos sempre plataformas onde elas possam exercer seus direitos de participação na política sem medo de sofrer violências”, diz Kaliana Kalache, head de Políticas Públicas da Meta no Brasil.

O documento também explica os processos de identificação de comportamentos violadores, com o uso de tecnologias como inteligência artificial, criptografia, além da atuação de equipes de segurança e integridade que trabalham para remover e reduzir o conteúdo nocivo das plataformas.

Por meio do guia, é possível se informar sobre as ferramentas disponíveis e dicas de uso seguro em cada uma das redes sociais e aplicativos de mensagem, para ajudar as pessoas a ter uma experiência positiva. O documento apresenta, por exemplo, o passo a passo de como fazer denúncias nas plataformas. Também traz ideias de como promover mudanças com o intuito de erradicar a violência política contra as mulheres. Compartilhar histórias em primeira pessoa é uma delas.

“A iniciativa promove o uso positivo das plataformas digitais da Meta para auxiliar na construção de ambientes seguros para o diálogo político em que a integridade e a diversidade dos cidadãos que ali se expressam sejam protegidas”, afirma Sílvia Rita Souza, diretora executiva da WDN Brasil.

A secretária-geral do TSE Christine Peter acrescenta que a democracia representativa só estará plenamente implantada quando as mulheres ocuparem naturalmente os espaços de poder que lhes são próprios. “A violência política de gênero demonstra que ainda há muito a ser feito para que a sociedade brasileira, para além da metade masculina, possa sentir-se representada nos cargos de poder, especialmente nas casas legislativas”, analisa.

Na próxima terça-feira (12), será realizado um evento de lançamento, com o apoio da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, às 15h, no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados (Anexo II). O evento contará com a presença de representantes da Meta e da WDN Brasil, da bancada feminina da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como do TSE, entre outras instituições.

Para conhecer o Guia Mulheres na Política: Combatendo a Violência nas Plataformas da Meta, acesse o arquivo em PDF.

Mais informações para a imprensa

Meta – meta@idealhks.com

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – imprensa@tse.jus.br

Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados – secretariadamulher@camara.leg.br

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido