Justiça Eleitoral oferece ferramentas para combater a desinformação

TSE e parceiros já desmentiram uma série de notícias falsas disseminadas na internet sobre o processo eleitoral

TRE-SE emite alerta aos eleitores: Cuidado com as Fake News

Você está por dentro do processo eleitoral? O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece diversas ferramentas e páginas virtuais que permitem a qualquer cidadã ou cidadão ficar por dentro de como funciona o sistema eletrônico de votação e se prevenir contra a disseminação de notícias falsas e desinformação durante as Eleições 2022.

Uma delas é a página Fato ou Boato, que desmente diversas inverdades propagadas pela internet contra o sistema de votação. Outro espaço virtual relevante para consulta é a página  Urna eletrônica e a segurança do processo eleitoral. Ambas as páginas rebatem as notícias falsas fornecendo informações corretas e verdadeiras, provenientes da Justiça Eleitoral e divulgadas por mais de 150 parceiros do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação.

Combate às fake news

O aumento significativo do uso das redes sociais, com a propagação de informações sem checagem nos canais digitais, fez crescer de forma preocupante o número de notícias que não têm compromisso com a verdade e induzem interpretações errôneas.

Para diminuir essa percepção, o TSE desenvolveu junto ao WhatsApp um o chatbot (assistente virtual). A ferramenta foi criada para promover o acesso a informações sobre o processo eleitoral, bem como fornecer dados dos Portais do TSE e dos TREs, de forma gratuita.

Para ter acesso ao chatbot é simples: basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp ou acessar por meio do link wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo e receber as informações.

Além disso, no portal há também um espaço específico que informa as ações desenvolvidas pelo Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral. O campo destaca as principais iniciativas implantadas pelo TSE e parceiros para combater os efeitos negativos provocados pela disseminação de notícias falsas.

Outras ações

No Portal do TSE, eleitoras e eleitores ainda podem encontrar inúmeras informações sobre a credibilidade do processo eleitoral brasileiro e sobre as diversas etapas de auditoria e fiscalização do sistema eletrônico de votação por entidades públicas, privadas e profissionais. No mês de junho, o TSE publicou a série #DemocraciaEmPílulas, que destaca as ações do Tribunal no enfrentamento da desinformação, entre outros assuntos.

Cidadãs e cidadãos também podem seguir os perfis do TSE nas redes sociais no InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok, onde diversas dúvidas sobre o processo eleitoral e as eleições são esclarecidas.

TP/EM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido