Portal de Dados Abertos do TSE garante acesso à informação e transparência

Página substitui o Repositório de Dados Eleitorais

Banner em fundo azul, escrito: Portal de Dados Abertos do TSE. Do lado esquerdo, o desenho de um...

Já está disponível para acesso o Portal de Dados Abertos do TSE, página que substitui o Repositório de Dados Eleitorais, descontinuado em janeiro de 2022. A nova página oferece à sociedade informações eleitorais a partir da base de dados do Tribunal com o objetivo de garantir o acesso a informações e aprimorar a cultura da transparência.

As diretrizes atendem a Política de Dados Abertos do Tribunal (Portaria TSE nº 93, de 12 de fevereiro de 2021) e o 1º Plano de Dados Abertos (Portaria TSE nº 525, de 13 de agosto de 2021). O conteúdo também está disponível no Portal Brasileiro de Dados Abertos, do governo federal.

Na página, podem ser acessados os resultados de todas as eleições gerais desde 1933 e os boletins de urna de cada estado desde 2012. Também estão disponíveis as listas de candidatas e candidatos, bens declarados, coligações, vagas, cassações e redes sociais utilizadas.

Há, ainda, conjuntos de dados sobre o eleitorado, comparecimento e abstenção, partidos, prestação de contas eleitorais e partidárias, pesquisas eleitorais, mesários e processos eleitorais. As informações estão disponíveis em formatos abertos, como arquivo de texto e planilha. 

O serviço foi aprimorado, com a inclusão de novas variáveis nos arquivos existentes. As mudanças consideram sugestões enviadas por pesquisadores e pela sociedade em geral. A extração de dados também foi facilitada e a capacidade de busca melhorada. 

Benefícios

Os dados disponíveis podem ser livremente acessados, utilizados, modificados e compartilhados por qualquer pessoa, com vistas à geração de novas informações e iniciativas da sociedade que busquem estimular o controle social e contribuir para a melhoria da gestão pública.

A implantação do Portal de Dados Abertos oferece benefícios como o aprimoramento da padronização da estrutura dos conjuntos de dados e da descrição dos dados; e a inclusão de novas variáveis nos arquivos já existentes, levando em consideração sugestões recebidas de agentes de pesquisa e da sociedade em geral. Além disso, o Portal facilita extrações automatizadas e melhora a capacidade de busca pelo usuário.

Como acessar

O acesso é simples e rápido. Na página inicial, a usuária ou o usuário encontrará uma caixa de busca para pesquisar pelo conjunto de dados desejado, além de poder clicar diretamente no menu Grupos, para verificar os temas disponíveis, ou no menu Conjuntos de Dados para ir direto à relação completa.

Nessa relação, cada conjunto de dados é exibido com nome de identificação, extrato de descrição e os formatos disponibilizados. Nessa página há a possibilidade também de aplicar alguns filtros disponíveis no lado esquerdo da tela.

Contribuições

As pessoas interessadas poderão enviar sugestões relativas à publicação de novos conjuntos de dados em formato aberto, que serão avaliados para serem incluídos no Plano de Dados Abertos, executado a cada dois anos.

Os interessados também poderão relatar problemas técnicos na utilização dos dados já publicados, por meio da Ouvidoria do Tribunal, conforme informações de contato divulgadas no Portal do TSE, disponível no endereço eletrônico: Ouvidoria do Tribunal.

MM/CM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido