TSE lança Glossário de Tecnologia da Informação voltado às Eleições 2022

Novidade já está disponível na página do Tribunal e esclarece dúvidas sobre expressões técnicas utilizadas na área

Banner com o fundo mostrando uma pessoa de terno com a mão estendida. Dela, saem símbolos e dese...

A Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu mais um serviço on-line já disponível para consulta: o Glossário de TI. São textos curtos que explicam termos técnicos utilizados pela área de Tecnologia da Informação no cotidiano do processo eleitoral. O conteúdo pode ser acessado no canto superior direito dentro da aba “Comunicação”, abaixo do Guia do Jornalista.

Com a proximidade das Eleições 2022, a novidade é mais uma ferramenta que oferece, a cidadãs e cidadãos, esclarecimentos sobre diversas expressões utilizadas por especialistas de TI, especialmente sobre o sistema eletrônico de votação.

O Glossário de TI traz 33 verbetes no total, entre eles: assinatura digital, barreiras de segurança, boletim de urna, código-fonte da urna, flash card, hacker, log de urna, malware, observadores eleitorais, QR Code, Teste de Integridade da urna eletrônica e zerésima.

Exemplo

O novo serviço on-line produzido pela Secom do TSE, explica, por exemplo, no termo “barreiras de segurança”, que a urna eletrônica conta com diversos mecanismos de segurança, por meio dos quais o próprio eleitor, os partidos políticos, as instituições públicas e as entidades da sociedade civil podem verificar a confiabilidade e o pleno funcionamento do sistema eletrônico de votação.

São 30 camadas de segurança que protegem os sistemas da urna de qualquer tentativa de invasão, formando um mecanismo complexo. Além disso, para alterar uma informação, um hacker teria de passar por diversas dessas barreiras, o que é inviável na prática, uma vez que o tempo e o esforço necessários seriam muito maiores do que qualquer benefício eventualmente obtido, além do pouco tempo disponível durante a votação para conseguir algum êxito.

Acesse o Glossário de TI e fique por dentro.

EM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido