Começa o IX Encontro Nacional de Escolas Judiciárias Eleitorais (ENEJE)

Na abertura do evento, ministro Carlos Horbach destacou o trabalho das EJEs pelo país

Encontro da ENEJE.

Nesta terça-feira (14), durante a abertura do IX Encontro Nacional de Escolas Judiciárias Eleitorais (ENEJE), o diretor da Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), ministro Carlos Horbach, destacou que a criação do Sistema EJE traz uma nova dimensão para o trabalho desenvolvido pelas escolas judiciárias em todo o país.

Segundo ele, é importante destacar o esforço das escolas judiciárias de formação para a cidadania e para a formação dos servidores. “Nós temos uma experiência que deve ser valorizada. Temos 20 anos de uma vivência de escolas judiciárias eleitorais que nos dão uma expertise que precisa ser reconhecida, que precisa ser reforçada, porque demonstra as nossas competências, as nossas habilidades para enfrentar os desafios de um ano tão complexo”, destacou.

Integraram a mesa de abertura a vice-diretora da EJE/TSE, ministra Maria Claudia Bucchianeri; o ministro do TSE Benedito Gonçalves; e o diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJE/RS) e presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), desembargador Jorge Luís Dall’agnol.

1/ Galeria de imagens

Criação

O sistema EJE foi criado pela  Portaria TSE nº 250, de 11 de março de 2022, para uma atuação coordenada e integrada nos estados, a partir de políticas, diretrizes e estratégias gerais estabelecidas pela EJE-TSE, para a concretização de objetivos comuns.

As ações conjuntas devem ser desenvolvidas a partir de três eixos: formação cidadã; fomento da pesquisa acadêmica; e ações de capacitação, educação e gestão do conhecimento.

Na abertura do encontro, Horbarh reforçou que o espírito de união e de integração que caracterizam a atuação das EJEs estará presente também nas iniciativas do sistema. “Queremos que todos estejam integrados. O objetivo desse encontro é alinhar nossas ações por meio do diálogo. É por meio dele que vamos construir o Sistema EJE. Cabe a todos nós, juntos, transformar a letra da portaria em realidade”, disse. Ele lembrou ainda que, durante o evento, será feita a escolha da logomarca do sistema.

O ministro destacou que o segundo dia do encontro contará com a participação de entidades internacionais de formação em Direito Eleitoral. “Uma iniciativa de internalização da Justiça Eleitoral, de intercâmbio internacional, que se faz presente também na EJE/TSE”, disse.

União

O ministro Benedito Gonçalves parabenizou a EJE/TSE pela realização do encontro e destacou que a criação do sistema unificará ainda mais o trabalho a ser feito.

De acordo com a ministra Maria Claudia, o encontro tem duplo viés: um interno e outro externo. “O segundo dia do evento traz um olhar para fora,  para o que podemos aprender com o intercâmbio e o que podemos compartilhar. Teremos a presença histórica de observadores internacionais, numa troca de aprendizados tão importante com entidades do Direito Eleitoral internacional”, disse. Ela aproveitou ainda para enaltecer o trabalho das servidoras e dos servidores, “o fio condutor dos trabalhos da JE”.

O desembargador Jorge Luís Dall’agnol enalteceu o trabalho do ministro Horbarh à frente da gestão da EJE/TSE. “O encontro de hoje é uma demonstração daquilo que vossa excelência é e tem sido ao longo da sua gestão: um homem de diálogo, de aproximação, que procura concretizar atos através do espaço a todos aqueles que se aproximam da escola nacional”, destacou.

O evento, que está acontecendo de forma híbrida e que continua nesta quarta-feira (15), pode ser acompanhado por meio do Youtube da Justiça Eleitoral.

MM/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido