Credenciamento para reunião sobre divulgação dos resultados das Eleições 2022 vai até segunda (27)

Encontro com veículos interessados no projeto será realizado pelo TSE no dia 4 de julho, em formato virtual

Eleições 2022

Os veículos de comunicação que desejam participar da divulgação dos resultados das Eleições Gerais de 2022 têm até a próxima segunda-feira (27), às 14h, para se credenciar para a reunião em que será apresentado o funcionamento do projeto. O encontro será no dia 4 de julho, a partir das 15h, de forma virtual, por meio da plataforma Zoom.

Os interessados devem mandar nome completo, nome do veículo e endereço de e-mail para cdecredenciamento@tse.jus.br, a fim de receber o link para participar da reunião.

É recomendada a presença de um técnico da área de TI de cada veículo, pois, durante o encontro, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da Corte apresentará o modelo do projeto e a infraestrutura necessária para o recebimento dos dados.

Simulado

Após o cadastramento, o Tribunal divulgará um link para acesso aos arquivos gerados para o simulado que será feito com os veículos. As informações sobre o simulado estarão disponíveis no Portal do TSE, em página específica que será o canal de comunicação principal com as instituições interessadas.

O simulado poderá ser testado durante alguns dias, apenas por representantes dos veículos de comunicação cadastrados, que poderão verificar o funcionamento dos próprios sistemas. Arquivos brutos serão oferecidos para as instituições pelo TSE e poderão ser analisados e trabalhados em softwares, que poderão ser divulgados aos usuários da maneira que acharem melhor.

O titular da Seção de Totalização e Divulgação de Resultados do TSE, Alberto Cavalcante, explica que a importância dos simulados para a divulgação dos resultados é fundamental para a análise de vários fatores, entre eles, a aplicação das regras, o desempenho e o comportamento da divulgação na geração dos arquivos necessários. “É um mecanismo valioso que temos para identificar e realizar os ajustes que devem ser feitos antes da realização das eleições oficiais”, acrescenta.

Normas

Os interessados em divulgar as informações no dia da eleição devem verificar as normas contidas nos artigos 231 a 237 da Resolução TSE n º 23.669/2021.

Durante a reunião, serão repassadas aos representantes das instituições as regras para uso dos dados e arquivos que serão fornecidos pelo TSE. As empresas serão advertidas de que estará terminantemente proibido modificar qualquer conteúdo transmitido pelo Tribunal, assim como também está vedado cobrar qualquer tipo de serviço ligado às publicações de resultados, pois os dados do pleito são informações públicas.

Posteriormente, será divulgado o link oficial para que todos os veículos em geral possam, a partir do encerramento da votação, informar a população, em tempo real, sobre os votos recebidos por cada candidato que disputou as Eleições Gerais de 2022. Por questão de segurança, as informações ficarão disponíveis em nuvem e será limitada a quantidade de acessos de cada interessado ao data center.

Qualquer dúvida sobre o tema poderá ser enviada para o e-mail divulgacao2022@tse.jus.br.

JA/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido