Pílulas contra a desinformação: receba informações confiáveis

Confira a 28ª pílula da série de textos curtos para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral

Confira a estreia da série de textos curtos para combater falsidades sobre o processo eleitoral

“Baixe o aplicativo e-título e acesse o chatbot do TSE pelo seu celular. Você vai receber informações e esclarecimentos relevantes sobre o processo eleitoral, para se proteger das narrativas falsas impulsionadas pela desinformação!”.

O 28º texto da série #DemocraciaEmPílulas destaca alguns canais que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oferece para que eleitoras e eleitores tenham acesso a conteúdos verdadeiros. Afinal, desinformação se combate com informação.

1/ Galeria de imagens

A série integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Um dos caminhos é baixar o aplicativo e-título, que permite a obtenção da via digital do título de eleitor, substituindo o documento em papel. Por meio dele, também é possível apresentar justificativa eleitoral. Além disso, o aplicativo oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; e a consulta ao local de votação; entre outros.

Outro caminho é se inscrever, pelo celular, no chatbot (assistente virtual) do TSE, criado em parceria com o WhatsApp. Dessa forma, você pode receber informações diretamente do Tribunal se protegendo das narrativas falsas impulsionadas pela desinformação. O processo é simples: basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp. Isso também pode ser feito por meio do link wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual e começar o diálogo.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

 MM/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido