Pílulas contra a desinformação: TSE tem página especial para desmentir fake news

Confira a 30ª pílula da série de textos curtos para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral

30 Pílulas contra a desinformação

“Encontrou alguma informação suspeita sobre as eleições ou o voto na urna eletrônica? Acesse https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato e confira as notícias checadas por agências especializadas. Desconfie, verifique e alerte os seus contatos!”.

O último texto da série #DemocraciaEmPílulas reforça a importância de a eleitora ou o eleitor conferir, na página Fato ou Boato, as informações que recebe nos grupos sobre as eleições e o processo eleitoral. A página foi criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) especialmente para desmentir conteúdos falsos.

1/ Galeria de imagens

Siga também os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot (assistente virtual) do Tribunal no WhatsApp.

 A série

A série #DemocraciaEmPílulas integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Ao terminar este mês dedicado à desinformação, vale lembrar que, com a proximidade das eleições, chega também aquele monte de mensagens sobre as candidatas e os candidatos, os partidos, a urna eletrônica e o dia da votação, entre outros assuntos.

Entender o que é fake e o que é fato é mais simples do que você imagina e muito mais importante do que a gente supõe. A desinformação produz consequências graves. Por isso, lembre-se: na dúvida, não compartilhe.

 MM/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido