Presidente do TSE faz balanço das ações no combate à desinformação

Fachin enumerou seis iniciativas do Tribunal, em parceria com diversas instituições, para enfrentar a propagação de notícias falsas

Banner com o fundo mostrando uma pessoa de terno com a mão estendida. Dela, saem símbolos e dese...

Na abertura da sessão desta quinta-feira (30), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, fez um breve balanço das ações desenvolvidas para combater os efeitos nocivos da desinformação. O ministro informou ao Plenário alguns dos resultados obtidos nos últimos meses no enfrentamento à propagação de notícias falsas, que revelam os esforços conjuntos com diversas instituições e atores sociais comprometidos com a promoção da democracia.

 “Como é de conhecimento, temos trabalhado, incessantemente, para cumprir a nossa missão constitucional de garantir a democracia, assegurando a todas as cidadãs e cidadãos o acesso a informações de qualidade”, lembrou o ministro.

 No pronunciamento, Fachin destacou seis ações:

  - Celebração de 151 parcerias, entre instituições de checagem, plataformas digitais, partidos políticos, instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil, órgãos públicos e associações de mídia. Dessas parcerias, 79 foram estabelecidas nos últimos quatro meses.

 - Criação da Frente Nacional de Enfrentamento à Desinformação (FRENTE), formada, atualmente, por 2.024 servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral engajados na execução de ações contra a disseminação de desinformação.

- Lançamento do “Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral” e do “Manual de Enfrentamento à Desinformação e Defesa Reputacional da Justiça Eleitoral”, ambos disponíveis no Portal do TSE, na internet.

 - Lançamento do “Sistema de Alertas de Desinformação contra as Eleições” para o recebimento e encaminhamento de conteúdos desinformativos sobre o processo eleitoral para as plataformas digitais.

 - Publicação semanal do informativo “Pause!!” com informações e conteúdos relacionados à desinformação.

 -  Realização de capacitação oferecida pelas plataformas digitais para os 29 partidos políticos parceiros do Programa de Enfrentamento à Desinformação; e também para os servidores da Justiça Eleitoral, totalizando 27 sessões de treinamento.

 O ministro comunicou que essas são algumas, entre tantas outras ações, que vêm sendo desenvolvidas para a promoção de um debate público saudável e para a construção de um ambiente informacional de qualidade. No final, Fachin cumprimentou as servidoras e servidores pelo trabalho desenvolvido contra a desinformação.

 EM/CM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido