TSE abre urna eletrônica em escola do DF e reforça o combate à desinformação

Objetivo da ação é mostrar aos jovens o funcionamento da urna e as principais notícias falsas propagadas sobre os sistemas eleitorais

Abertura da urna no IFB - Ceilândia.

Na tarde de sexta-feira (10), cerca de 130 alunos do Instituto Federal de Brasília (IFB) - campus Ceilândia - conheceram de perto a urna eletrônica por dentro e por fora. Esta foi a segunda vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi até uma escola para explicar aos estudantes o processo eleitoral e a importância do combate à desinformação.

Participaram da apresentação estudantes dos cursos técnicos de Eletrônica e Segurança e de Segurança do Trabalho. A ação faz parte do evento "Por Dentro da Urna" e contou com a participação do coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo. Foram mostrados todos os componentes da urna e as principais fake news relacionadas ao processo eleitoral. 

De acordo com Azevedo, a urna é simples no abrir, mas muito complexa de fraudar. "A gente fez de um modo com que tanto o hardware quanto o software sejam construídos para que, a qualquer detecção de alteração de integridade, os sistemas simplesmente param de funcionar”, afirmou.

O coordenador também reforçou a importância do Teste Público de Segurança (TPS) e incentivou a participação de jovens: "Nós abrimos um edital para que qualquer brasileiro acima de 18 anos consiga apresentar um plano de ataque. E aí ele apresentando alguma vulnerabilidade, deve também propor uma solução. Ninguém conseguiu até hoje desviar votos nesse teste", destacou.

Proximidade com os eleitores

1/ Galeria de imagens

 

O estudante Lucas Santos, de 17 anos, considerou a iniciativa do TSE muito importante e eficaz. "Eu aprendi muitas coisas com a equipe, informações para o meu futuro como cidadão brasileiro e acho que vai ajudar porque aí eu não vou sair divulgando informações falsas", refletiu. 

Ana Clara Oliveira, também de 17 anos, elogiou a iniciativa e afirmou estar animada para sua primeira participação nas eleições: "Eu tinha curiosidade de saber como a gente vota, então achei muito interessante e uma oportunidade para aprender mais e estar mais preparado na hora de votar pela primeira vez". 

O professor Ricardo Moura, diretor-geral do IFB-Ceilândia, agradeceu a iniciativa do TSE, que declarou ser de grande importância principalmente em um ano de eleições.

"O fato de os alunos  conhecerem o funcionamento da urna, como ela funciona internamente, conhecer o sistema de segurança e como são feitos os registros dos votos é de grande relevância para dar confiabilidade, principalmente em relação às fake news, que é natural nas redes sociais nessa época de eleição. A iniciativa é fundamental para os nossos alunos que são também jovens cidadãos e eleitores”.

HV/CM

Leia mais: 

03.05.2022 - TSE abre urna eletrônica em escola do DF e reforça importância do voto

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido