TSE lança nova página sobre estatísticas eleitorais

Página funcionará em versão aberta para receber sugestões da sociedade

TRE-BA estatística

O Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passa a contar com uma nova versão da página de estatísticas eleitorais, importante ferramenta de transparência e de acesso à informação que reúne dados sobre eleitorado, candidaturas, resultados das eleições, dados processuais, prestação de contas, comparecimento e abstenção, e mesários, entre outros.

A nova ferramenta foi lançada nesta quinta-feira (30) e já está disponível, em fase de testes (chamada de versão Beta), para receber feedback e sugestões das usuárias e dos usuários, visando o aprimoramento da página. As contribuições podem ser feitas até o 8 dia de julho via Ouvidoria do Tribunal.

A proposta é adequar a ferramenta ainda para as eleições deste ano, oferecendo o que há de melhor em termos de informações sobre estatísticas eleitorais para a Justiça Eleitoral, cidadãs e cidadãos, eleitoras e eleitores, instituições e imprensa.

Assim que os dados sobre as Eleições 2022 forem finalizados pela Justiça Eleitoral, eles passarão também a ser disponibilizados, trazendo um importante retrato de candidatos, candidatas, e do eleitorado do pleito desse ano.

Novidades

A nova página Estatísticas Eleitorais traz um novo layout: mais moderno, mais limpo, mais dinâmico, simples e acessível, com infográficos e informações detalhadas dos dados apresentados.

As equipes da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental (SMG) e da Seção de Arquitetura da Informação (SEAI) do Tribunal, responsáveis pelo desenvolvimento das páginas contam que, além das novas funcionalidades e do novo design, a arquitetura foi toda refeita para melhorar a estabilidade e diminuir o tempo de resposta.

A página traz dados sobre o eleitorado das Eleições de 2020, 2018, 2016, 2014, e 2012. A inclusão de 2012 é uma novidade, ampliando o leque de eleições a serem apresentadas. Também é possível conferir no novo espaço os Resultados das Eleições a partir de 2006 e dados sobre candidaturas a partir do pleito de 1994.

Pesquisas

Além dos dados que se encontram destacados na página principal, o usuário pode optar por fazer pesquisas por meio das tabelas detalhadas e dos filtros. Vale destacar que, com a nova versão, a abrangência a ser pesquisada não está mais nos filtros e sim nas tabelas.

A nova página traz também uma nova funcionalidade denominada "conjunto de dados" que, por enquanto, está implementada somente no menu de pesquisa sobre candidaturas. Em breve ela será disponibilizada nas demais pesquisas. Essa opção permite que o usuário trabalhe com as variáveis e crie uma consulta personalizada.

Para facilitar o acesso, os dados da página podem ser exportados em alguns formatos, como .csv, permitindo que a tabela seja visualizada no Excel (para isso, basta clicar em “exportar dados”), o que possibilita à usuária ou ao usuário filtrar e cruzar informações.

Conteúdo

Vale a pena utilizar o espaço como ferramenta de pesquisa sobre as últimas eleições realizadas no Brasil. Além de mostrar o número total de eleitores brasileiros que votaram nos pleitos já citados e de votantes por estado e município, a página traz ainda a quantidade de eleitores que pediram a inclusão do nome social no cadastro eleitoral e no título e o quantitativo de pessoas com deficiência habilitadas a votar.

O espaço também traz o perfil do eleitorado por idade, grau de instrução, gênero e estado civil, bem como informa o número de eleitores que já têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral.

Mostra, ainda, um perfil detalhado sobre as candidaturas: com dados estatísticos sobre idade, grau de instrução, gênero, raça, cor, reeleição ou não, uso de nome social, entre outras. Traz, também, dados detalhados sobre os resultados das eleições, dados processuais, prestação de contas, comparecimento e abstenção, e mesários, entre outras.

MM/CM

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido