Etapa de confirmação do TPS entra no último dia

Investigadores têm até as 17h para avaliar soluções desenvolvidas pelo TSE para o Sistema Eletrônico de Votação

Teste de Confirmação do TPS 2021 em 13.05.2022

Os grupos de investigadores que desenvolveram planos de ataque considerados bem-sucedidos no Teste Público de Segurança (TPS) 2021 do Sistema Eletrônico de Votação iniciaram o último dia (13) da etapa de confirmação analisando as soluções aplicadas pela equipe técnica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para sanar os achados verificados pelas equipes no evento de novembro de 2021.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, lembrou que o TPS 2021 e a própria fase de confirmação representam uma oportunidade de interlocução com diversas entidades, que vêm até a Justiça Eleitoral para contribuir e indicar pontos de melhoria no sistema eletrônico de votação. “Foram dias de muito trabalho e imensamente produtivos e que nos deixam muito tranquilos em relação às eleições de 2022”, destacou.

“Na verdade, seria uma incorreção dizer que o sistema eleitoral brasileiro, depois de seis edições do TPS, é um produto da Justiça Eleitoral. Após essas seis edições, o sistema é a construção da Justiça Eleitoral com o apoio de todas essas instituições”, afirmou o secretário de TI da Corte.

Olhar de fora       

Osvaldo Catsumi Imamura, engenheiro eletrônico do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e integrante da Comissão Avaliadora do TPS 2021, ressaltou que o “olhar diferenciado” dos investigadores que participaram do Teste Público em novembro – e da fase atual – ajuda bastante no aprimoramento do sistema. “Agora é a avaliação das respostas aos achados encontrados”, disse Osvaldo, ao destacar que o TSE rotineiramente realiza melhorias tecnológicas na própria urna eletrônica, com atualizações.    

Já Wilson Ruggiero, professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador pela Universidade do convênio firmado com o TSE no Projeto Eleições do Futuro, afirmou que a etapa de confirmação do TPS é fundamental porque demonstra a eficácia das soluções apresentadas. “E isso faz com que a confiabilidade e a segurança do sistema ganhem, cada vez mais, melhoramentos importantes no processo”, acrescentou Ruggiero.       

Visita do presidente e ministros

No segundo dia da etapa de confirmação (12), o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, os demais ministros titulares do Tribunal, além do vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet Branco, visitaram o local do teste e conheceram as ações executadas pelas equipes de investigadores.

Durante os três dias do evento, integrantes da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e observadores eleitorais também acompanharam as atividades das equipes, bem como os membros da Comissão Avaliadora do TPS 2021.

O TPS

O Teste de Confirmação ocorre de 11 a 13 de maio. O encerramento das atividades está previsto para as 17h desta sexta-feira (13). A etapa está prevista no artigo 37 do Edital do TPS.

Evento permanente do calendário eleitoral, o Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS) é realizado pelo TSE desde 2009, preferencialmente no ano anterior ao das eleições.

Na sexta edição do TPS, ocorrida de 22 a 27 de novembro de 2021, dos 29 planos de ataques aos componentes da urna eletrônica, somente cinco registraram achados, cujas soluções estão sendo submetidas a exame no Teste de Confirmação até à tarde desta sexta-feira (13). 

EM/ MSM

Leia mais:

12.05.2022 – Segundo dia do Teste de Confirmação do TPS tem presença de ministros e observadores eleitorais

12.05.2022 – Presidente do TSE garante que Justiça Eleitoral não admitirá interferências nem desrespeito à vontade popular nas urnas

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido