A JE Mora ao Lado: baiano realizou o sonho de participar das eleições como mesário

Conheça essa e outras histórias na série produzida pela Secretaria de Comunicação do TSE

Série a JE Mora ao Lado - 03.02.2022

Em 2010, antes de completar 16 anos, Walison Aprígio viu um cartaz na cidade onde mora , Firmino Alves (BA) , sobre ser mesário voluntário. Desde criança, quando acompanhava os pais na votação, ele tinha vontade de exercer aquele papel na seção eleitoral. Por isso, decidiu se inscrever ainda na adolescência , mas precisou esperar os 18 anos completos para ser convocado . nas eleições de 2012, trabalhou pela primeira vez e , desde então , atuou em todas as eleições gerais e municipais . Hoje , Walison tem 27 anos e não pensa em abandonar a função que conquistou .

Assista à entrevista no canal do TSE no YouTube .

“É prazeroso estar a serviço da democracia . Me sinto feliz podendo ajudar e orientar os eleitores. No ano passado , fui convocado para ser administrador de prédio [voluntário responsável por ajudar a receber insumos no local de votação]. E estar ali ajudando o meu país a partir do trabalho realizado no meu município é algo que , p a ra mim , não tem preço”, afirma .

Mesários - A JE Mora ao lado - Walison Divino Aprígio.

Mesmo sem experiência, todas as pessoas que se voluntariam para o trabalho recebem capacitação para desempenhar as funções durante as eleições. Dez anos atrás, Walison era um desses voluntários inexperientes, mas se entusiasmou com o trabalho.

“No meu primeiro ano como mesário fiquei um pouco nervoso. Era algo novo, mas eu tinha muita vontade de estar ali. Com a ajuda dos outros mesários, com mais experiência, fui me ajeitando e fazendo bem o meu papel dentro do que era esperado”, recordou.

Segundo informação dos Tribunais Regionais Eleitorais ( TREs ), nas Eleições Municipais de 2020, atuaram 1.529.801 mesários, sendo 912.060 (57,4%) de forma voluntária .

Série Mesários – A JE Mora ao Lado

Essa história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado . Os textos estão sendo publicados ao longo de fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemora 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido