A JE Mora ao Lado: cadeirante conta como superou adversidades para atuar como voluntária nas eleições

Servidora pública estadual, Yara Mitie Sakurai quis trabalhar como mesária por desejo de contribuir para o país

Mesários - A JE Mora ao Lado

Com 50 anos de idade, a servidora pública estadual Yara Mitie Sakurai precisou vencer algumas barreiras e limitações físicas para realizar um dos grandes sonhos que sempre teve: atuar como mesária voluntária e, assim, “ajudar o país”, como ela mesma diz. E o sonho se tornou realidade em 2010, quando logo após preencher o cadastro para atuar voluntariamente foi convocada pela Justiça Eleitoral para trabalhar nas eleições daquele ano.

Cadeirante, a assistente administrativa lembra que a primeira vez como mesária foi um pouco mais difícil do que poderia imaginar. “Trabalhei em uma seção eleitoral longe de casa, mas tive toda a estrutura necessária para realizar minha função. Eles colocaram um carro com motorista à minha disposição e deu tudo certo”, afirma.

Mesário - a JE Mora ao Lado - Yara Mitie Sakura

Nas últimas eleições, porém, o cenário ficou um pouco diferente para a moradora de Naviraí (MS). “Solicitei ao juiz eleitoral que me mudasse de local, já que o colégio onde voto é em frente à minha casa: basta atravessar a rua e estou dentro da escola. O juiz me autorizou. Foi muito bom ter recebido uma resposta positiva. Aí já foi super tranquilo. Não dependi de ninguém, eu mesma me movimentei e fui para lá sozinha”, conta orgulhosa. E complementa: “Sou muito feliz por trabalhar como mesária nas eleições! Sou mesmo”.

Assista ao depoimento de Yara Sakurai no canal do TSE no YouTube .

Como ser mesário voluntário

Quem deseja atuar como mesário nas eleições de outubro pode obter mais informações na página do mesário voluntário , no Portal no TSE, e fazer a inscrição no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. É preciso informar o nome completo, o número do título, a data de nascimento e os nomes dos pais. A inscrição também pode ser feita pelo aplicativo e-Título .

Em regra, qualquer brasileira ou brasileiro que esteja em situação cadastral regular na Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Ao longo de todo o ano eleitoral, os mesários são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD), ou, ainda, pelo aplicativo Mesário. Os TREs, de acordo com a possibilidade logística e sanitária, também podem organizar treinamentos presenciais. Nessas capacitações, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Vantagens de ser mesário

Além da oportunidade de atuar para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, o mesário é recompensado com dois dias de folga no trabalho. Caso tenha participado do treinamento, mais dois dias são acrescentados.

Além disso, o trabalho como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital). O mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular se a instituição universitária em que estiver matriculado possua convênio com o TRE local.

A JE Mora ao Lado

Para celebrar os 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, data comemorada no dia 24 de fevereiro, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicará, ao longo do ano, a série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado . Os textos vão contar, por meio da experiência desses importantes colaboradores, a importância do mesário no processo eleitoral brasileiro.

A ideia desta série é reconhecer e valorizar o esforço de cidadãos anônimos que, a cada dois anos, doam tempo e trabalho para que o Brasil fortaleça o sistema democrático ao realizar eleições livres e confiáveis. O intuito é que os milhares de colaboradores espalhados pelo país se sintam homenageados e representados por cada história.

JM/LC, DM

Leia mais:

29.03.2022 - A JE Mora ao Lado: eleitor se tornou mesário para dar um passo a mais no exercício da cidadania

24.03.2022 - A JE Mora ao Lado: baiano realizou o sonho de participar das eleições como mesário

22.03.2022 - A JE Mora ao Lado: “O trabalho como mesária contribuiu para meu crescimento”, diz professora

17.03.2022 - A JE Mora ao Lado: mesária voluntária exerce a função por se considerar patriota

15.03.2022 - A JE Mora ao Lado: professora trabalha como mesária desde 1989

10.03.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário recebe eleitores com café da manhã e tapete vermelho

08.03.2022 - A JE Mora ao Lado: conheça a professora que transformou a seção eleitoral em ponto de encontro de amigos

03.03.2022 - A JE Mora ao Lado: a festa da democracia é o principal incentivo para os mais jovens se voluntariarem como mesários

24.02.2022 - A JE Mora ao Lado: aos 26 anos, mesária atua pela terceira vez como voluntária

22.02.2022- A JE Mora ao Lado: mesário há 20 anos, participou pela primeira vez ainda na universidade

17.02.2022 - A JE Mora ao Lado: administradora afirma que atuar como mesária ajuda a construir a história

15.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário atua como voluntário desde a redemocratização, em 1988

10.02.2022 - A JE Mora ao Lado: Kevanio atua como mesário para contribuir com a democracia

08.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário viaja para a cidade onde nasceu para votar e trabalhar nas eleições

03.02.2022 - A JE Mora ao Lado: amor e carinho são elementos fundamentais para ser mesária, destaca voluntária

01.02.2022 – A JE Mora ao Lado - série mostra histórias de pessoas que atuam para garantir a cidadania por meio do voto

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido