A JE Mora ao Lado: conheça a professora que transformou a seção eleitoral em ponto de encontro de amigos

Lélia Cardoso dos Santos conta que sempre revê conterrâneos e amigos no dia da votação

Mesários - A JE Mora ao Lado
A JE Mora ao Lado: conheça a professora de Roraima que transformou a seção eleitoral em ponto de encontro de amigos

“Fico grata de sempre se lembrarem de me chamar para trabalhar nas eleições. Mas se não chamarem, eu vou atrás”. É com esse entusiasmo que a professora Lélia Cardoso dos Santos, 40 anos, aguarda a convocação para servir como mesária voluntária nas eleições em Bonfim (RR). “Eu trabalho como mesária há muitos anos. Gosto muito do que faço. Para mim não importa se pagam ou deixam de pagar. É uma satisfação exercer minha cidadania”, orgulha-se.

Assista a entrevista no canal do TSE.

 A jornada de Lélia como mesária começou aos 18 anos meio sem querer, quando ela foi convocada para servir enquanto esperava na fila da seção eleitoral, porque um dos mesários não pôde trabalhar. Lélia adorou a experiência e, a partir dela, passou a se voluntariar em todas as eleições que se seguiram. 

Para a mesária, o serviço em colaboração com a Justiça Eleitoral acaba sendo uma oportunidade para reencontrar conterrâneos e estreitar laços com amigos, enquanto acolhe quem está na fila para votar. “Às vezes só de você dar um bom dia ou uma boa tarde, perguntar como estão e dizer que é uma satisfação em revê-los naquele momento já dá um ânimo nas pessoas”, conta.

A preocupação da equipe de mesários de que Lélia faz parte vai além do atendimento cortês ao eleitor que comparece para votar. Eles também organizam uma mesa de café e chá na seção em que atuam. Segundo ela, a pandemia de covid-19 atrapalhou os planos em 2020, mas ela espera que a situação já tenha melhorado em 2022.

Os eleitores bonfinenses, por sua vez, reconhecem o trabalho dos mesários e retribuem como podem o carinho com que são recebidos nas seções eleitorais. “Somos elogiados pelos eleitores. Se preocupam conosco, por passarmos o dia todo ali, sentados. Eles nos levam água, sucos, nos oferecem comida e merenda”, recorda Lélia.

Ela também lembra com carinho as amizades que conseguiu fazer durante todo o trabalho de preparação para as eleições em que serviu como mesária voluntária. E com a aproximação das Eleições Gerais de 2022, Lélia já se prepara para o reencontro na seção eleitoral. “Eu e minha equipe de mesários com certeza trabalhamos de bom grado e ficamos felizes de nos encontrarmos sempre nas eleições”, anima-se, concluindo que atuar em colaboração com a Justiça Eleitoral é uma maneira de contribuir para a melhoria do seu município e do país.

Como posso ser mesário voluntário?

As pessoas que se interessarem em servir como mesários nas eleições de outubro podem se informar na página do mesário voluntário no Portal no TSE e fazer a inscrição na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do respectivo estado. É necessário informar o número do título eleitoral, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. A inscrição também pode ser feita pelo aplicativo e-Título.

Em regra, qualquer brasileira ou brasileiro que esteja em situação cadastral regular na Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, seus cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Ao longo de todo o ano eleitoral, os mesários são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD), ou, ainda, mediante o aplicativo Mesário. Os TREs, de acordo com a possibilidade logística e sanitária, também podem organizar treinamentos presenciais. Na capacitação, os futuros mesários aprendem sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e as soluções para eventuais problemas. Também recebem um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Vantagens de ser mesário

Além da oportunidade de atuar efetivamente para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, os mesários são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho – caso tenham participado do treinamento, mais dois dias são acrescentados.

Além disso, o trabalho como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital). O mesário que cursar uma universidade conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular se a instituição universitária em que ele estiver matriculado tiver convênio com o TRE local.

RG/LC, DM

03/03/2022 - A JE Mora ao Lado: a festa da democracia é o principal incentivo para os mais jovens se voluntariarem como mesários

24.02.2022 - A JE Mora ao Lado: aos 26 anos, mesária atua pela terceira vez como voluntária

22.02.2022- A JE Mora ao Lado: mesário há 20 anos, participou pela primeira vez ainda na universidade

17.02.2022 - A JE Mora ao Lado: administradora afirma que atuar como mesária ajuda a construir a história

15.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário atua como voluntário desde a redemocratização, em 1988

10.02.2022 - A JE Mora ao Lado: Kevanio atua como mesário para contribuir com a democracia

08.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário viaja para a cidade onde nasceu para votar e trabalhar nas eleições

03.02.2022 - A JE Mora ao Lado: amor e carinho são elementos fundamentais para ser mesária, destaca voluntária

01.02.2022 – A JE Mora ao Lado - série mostra histórias de pessoas que atuam para garantir a cidadania por meio do voto

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido