A JE Mora ao Lado: eleitor se tornou mesário para dar um passo a mais no exercício da cidadania

Votando desde os 16 anos, Ricardo Miotto decidiu se voluntariar devido à paixão pela democracia

Série a JE Mora ao Lado - 03.02.2022
A JE Mora ao Lado: eleitor se tornou mesário para dar um passo a mais no exercício da cidadania

O professor Ricardo Miotto, de 35 anos, morador de Boa Esperança (ES), é eleitor desde os 16. De lá para cá, participou de todas as eleições realizadas no Brasil. Segundo ele, a vontade de votar desde cedo surgiu ao acompanhar a família a cada processo eleitoral, aprendendo, ainda jovem, a importância de exercer a cidadania. E em 2006, ele deu mais um passo nessa missão, quando decidiu se voluntariar para atuar como mesário.

“Queria contribuir ainda mais para o processo democrático. Gosto muito de atuar nas eleições. A cada ano eleitoral, eu renovo o compromisso com a Justiça Eleitoral. Tenho uma paixão desde muito novo pela democracia. Ia junto com minha mãe para vê-la votar”, recorda.

Ricardo destaca que o que mais chama a atenção dele nas eleições é ver a população empenhada em participar. “Logo nas primeiras horas da votação, aparecem muitas pessoas, que formam filas, e você sente que elas querem estar ali, que querem participar da democracia”, conta o mesário.

Mesário - a JE Mora ao Lado - Ricardo Miotto

Fiscalização

Para ele, as eleições municipais são mais desafiadoras. “Os fiscais dos partidos acompanham mais de perto, ficam mais ‘em cima’ da gente, dentro da nossa rotina. Numa ocasião, uma fiscal chegou a chamar a polícia na minha sala, mas não foi confirmada nenhuma das acusações que ela fez”, lembra.

Quem pensa que logo após a votação Ricardo descansa está enganado. Ele diz que faz questão de chegar em casa e acompanhar a apuração pelo aplicativo da Justiça Eleitoral ou pelo computador, por meio do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para quem quer ser mesário, Ricardo, que inclusive já indicou esse trabalho voluntário para vários amigos, reforça a importância do treinamento disponibilizado pela JE. “Fica meu recado para que a população confie nos mesários, pois eles estão ali para realmente contribuir para o processo democrático e são parte fundamental do processo eleitoral”, reforça.

Veja o depoimento de Ricardo no canal do TSE no YouTube .

Saiba mais

O mesário é peça fundamental para garantir o sucesso de uma eleição, atuando na recepção dos eleitores e na condução dos trabalhos na seção eleitoral. As pessoas que se interessarem em atuar como mesários nas Eleições Gerais de 2022 podem se informar na página do mesário voluntário no Portal no TSE e fazer a inscrição na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado ou do Distrito Federal.

Em regra, qualquer brasileira ou brasileiro que esteja em situação cadastral regular na Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, os respectivos cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

O trabalho de mesário não é remunerado, mas ele faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. Além da oportunidade de atuar efetivamente para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, os mesários são recompensados com dois dias de folga no trabalho.

Além disso, a atuação como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos, caso esteja previsto no edital. O mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária em que estiver matriculado possuir convênio com o TRE local.

Série Mesários – A JE Mora ao Lado

Essa história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado . Os textos estão sendo publicados desde fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemorou 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

MM/LC, DM

24.03.2022 - A JE Mora ao Lado: baiano realizou o sonho de participar das eleições como mesário

22.03.2022 - A JE Mora ao Lado: “O trabalho como mesária contribuiu para meu crescimento”, diz professora

17.03.2022 - A JE Mora ao Lado: mesária voluntária exerce a função por se considerar patriota

15.03.2022 - A JE Mora ao Lado: professora trabalha como mesária desde 1989

10.03.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário recebe eleitores com café da manhã e tapete vermelho

08.03.2022 - A JE Mora ao Lado: conheça a professora que transformou a seção eleitoral em ponto de encontro de amigos

03.03.2022 - A JE Mora ao Lado: a festa da democracia é o principal incentivo para os mais jovens se voluntariarem como mesários

24.02.2022 - A JE Mora ao Lado: aos 26 anos, mesária atua pela terceira vez como voluntária

22.02.2022- A JE Mora ao Lado: mesário há 20 anos, participou pela primeira vez ainda na universidade

17.02.2022 - A JE Mora ao Lado: administradora afirma que atuar como mesária ajuda a construir a história

15.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário atua como voluntário desde a redemocratização, em 1988

10.02.2022 - A JE Mora ao Lado: Kevanio atua como mesário para contribuir com a democracia

08.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário viaja para a cidade onde nasceu para votar e trabalhar nas eleições

03.02.2022 - A JE Mora ao Lado: amor e carinho são elementos fundamentais para ser mesária, destaca voluntária

01.02.2022 – A JE Mora ao Lado - série mostra histórias de pessoas que atuam para garantir a cidadania por meio do voto

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido