A JE Mora ao Lado: mesário recebe eleitores com café da manhã e tapete vermelho

Francisco Carlos da Silva cuida de cada detalhe para que o comparecimento à seção eleitoral seja memorável. Até quem justifica a ausência ganha um agrado

Mesários - A JE Mora ao Lado

Sorriso no rosto, tapete vermelho, café da manhã e muito entusiasmo. É assim que eleitoras e eleitores da seção eleitoral em que trabalha Francisco Carlos da Silva, mesário voluntário em Fortaleza (CE), são recebidos no dia em que vão manifestar a voz nas urnas. Não é só isso: artesão de materiais recicláveis, Francisco também enfeita toda a escola com suas obras, para tornar o ambiente ainda mais acolhedor.

Assista a entrevista no canal do TSE

“A missão que eu exerço na Justiça Eleitoral é a mais maravilhosa que tem”, orgulha-se Francisco. O cuidado com a missão de garantir a ordem, a segurança e a agilidade das eleições se manifesta nos mínimos detalhes da experiência de quem comparece à seção eleitoral de Francisco para votar – ou mesmo de quem não comparece, já que o mesário prepara uma lembrancinha para quem vai justificar a ausência, com um balão, um pirulito e um saquinho de pipoca.

O artesão exalta o papel de todo mesário na consolidação da democracia brasileira por meio das eleições regulares, livres e transparentes. “Nós é que ajudamos a decidir os rumos da nossa nação”, acredita. De todas as eleições em que serviu, Francisco guarda uma recordação preciosa: as zerésimas – extratos emitidos pelas urnas eletrônicas no começo do dia de votação, demonstrando que ainda não há nenhum voto registrado – das seções em que trabalhou. “A zerézima, em que ninguém acredita, é válida sim!”, defende.

Ele não perde a oportunidade de incentivar que mais pessoas se apresentem voluntariamente para colaborar com a Justiça Eleitoral no papel de mesário. “Seja voluntário da Justiça Eleitoral da sua cidade. Seja aquela pessoa que vai ajudar a mudar o destino do seu estado, e da sua nação”, conclama.

Como posso ser mesário voluntário?

As pessoas que se interessarem em servir como mesários nas eleições de outubro podem se informar na página do mesário voluntário no Portal no TSE e fazer a inscrição na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do respectivo estado. É necessário informar o número do título eleitoral, o nome completo, a data de nascimento e os nomes dos pais. A inscrição também pode ser feita pelo aplicativo e-Título.

Em regra, qualquer brasileira ou brasileiro que esteja em situação cadastral regular na Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, seus cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.

Ao longo de todo o ano eleitoral, os mesários são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD) ou, ainda, mediante o aplicativo Mesário. Os TREs, de acordo com a possibilidade logística e sanitária, também podem organizar treinamentos presenciais. Na capacitação, os futuros mesários aprendem sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e as soluções para eventuais problemas. Também recebem um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.

Vantagens de ser mesário

Além da oportunidade de atuar efetivamente para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, os mesários são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho. Caso tenha participado do treinamento, mais dois dias são acrescentados.

Além disso, o trabalho como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital). O mesário que cursa uma universidade conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular, se a instituição universitária em que ele estiver matriculado tenha convênio com o TRE local.

RG/LC, DM

08/03/2022 -A JE Mora ao Lado: conheça a professora que transformou a seção eleitoral em ponto de encontro de amigos

03/03/2022 - A JE Mora ao Lado: a festa da democracia é o principal incentivo para os mais jovens se voluntariarem como mesários

24.02.2022 - A JE Mora ao Lado: aos 26 anos, mesária atua pela terceira vez como voluntária

22.02.2022- A JE Mora ao Lado: mesário há 20 anos, participou pela primeira vez ainda na universidade

17.02.2022 - A JE Mora ao Lado: administradora afirma que atuar como mesária ajuda a construir a história

15.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário atua como voluntário desde a redemocratização, em 1988

10.02.2022 - A JE Mora ao Lado: Kevanio atua como mesário para contribuir com a democracia

08.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário viaja para a cidade onde nasceu para votar e trabalhar nas eleições

03.02.2022 - A JE Mora ao Lado: amor e carinho são elementos fundamentais para ser mesária, destaca voluntária

01.02.2022 – A JE Mora ao Lado - série mostra histórias de pessoas que atuam para garantir a cidadania por meio do voto

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido