A JE Mora ao Lado: professora trabalha como mesária desde 1989

Conheça essa e outras histórias na série que comemora os 90 anos da Justiça Eleitoral

Série a JE Mora ao Lado - 03.02.2022

Há mais de 32 anos, em 15 de novembro de 1989, cerca de 80 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher o novo presidente da República. Foi a primeira eleição presidencial por voto direto, após 29 anos de governo militar, e realizada em clima cívico, democrático e de muita esperança. A professora Cristina Mattos, de 50 anos, moradora da cidade de Rio Bonito (RJ), acompanhou tudo isso de perto, quando trabalhou como mesária pela primeira vez.

 

 

Segundo ela, tudo começou quando foi tirar o título, aos 18 anos. Na ocasião, um tio trabalhava na Justiça Eleitoral e lhe pediu que trabalhasse como mesária. Depois disso, Cristina gostou tanto da experiência que começou a fazer “carreira” nessa função.   

Assista a entrevista no canal do TSE.

A professora conta que algumas pessoas perguntam o que devem fazer para trabalhar na seção eleitoral em que atua. “Eles me veem tão contente que querem saber como fazem para ‘pegar’ essa alegria”, diverte-se.

Nas Eleições 2020, ela ficou de fora devido à pandemia da covid-19. “Tenho doença autoimune, e meu médico achou melhor que eu não participasse. Mas depois eu fui chorando ao Cartório Eleitoral, pedindo para que me colocassem novamente para trabalhar assim que tudo isso acabasse”, disse ela, ao afirmar que é muito feliz por fazer parte da história da Justiça Eleitoral e acreditar que “todos os brasileiros deveriam passar por essa experiência em prol da democracia”.

Como ser mesário  

Se você também deseja ser mesário e passar por essa experiência democrática, saiba que qualquer brasileiro maior de idade e em dia com a Justiça Eleitoral pode se inscrever. Há algumas restrições, contudo, que devem ser observadas. 

Estão impedidos de participar do processo candidatos e parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau (juntamente com cônjuge); membros de diretórios de partidos políticos que exerçam função executiva; autoridades e agentes policiais que ocupem cargos de confiança no Poder Executivo; e pessoas que pertençam ao quadro de servidores ou colaboradores da Justiça Eleitoral. 

A inscrição voluntária pode ser feita durante todo o ano no cartório eleitoral referente à zona de votação do voluntário ou pela internet. Para acessar o formulário de cada estado, acesse aqui. Feito isso, o eleitor poderá ser convidado a participar das eleições como mesário voluntário pelo juiz eleitoral responsável, que segue critérios definidos em lei. Vale ressaltar que os candidatos a mesários voluntários que não forem chamados para trabalhar nas Eleições de 2022 poderão ser convocados em outros pleitos. 

Série Mesários – a JE mora ao lado 

Essa história faz parte da série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Os textos estão sendo publicados a partir de fevereiro, mês em que a Justiça Eleitoral comemora 90 anos. A ideia é mostrar que a atuação para garantir o processo democrático por meio das eleições só é possível graças às mesárias e aos mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país.

IC/CM, DM

Leia mais:

10/03/2022 - A JE Mora ao Lado: mesário recebe eleitores com café da manhã e tapete vermelho

08/03/2022 -A JE Mora ao Lado: conheça a professora que transformou a seção eleitoral em ponto de encontro de amigos

03/03/2022 - A JE Mora ao Lado: a festa da democracia é o principal incentivo para os mais jovens se voluntariarem como mesários

24.02.2022 - A JE Mora ao Lado: aos 26 anos, mesária atua pela terceira vez como voluntária

22.02.2022- A JE Mora ao Lado: mesário há 20 anos, participou pela primeira vez ainda na universidade

17.02.2022 - A JE Mora ao Lado: administradora afirma que atuar como mesária ajuda a construir a história

15.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário atua como voluntário desde a redemocratização, em 1988

10.02.2022 - A JE Mora ao Lado: Kevanio atua como mesário para contribuir com a democracia

08.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário viaja para a cidade onde nasceu para votar e trabalhar nas eleições

03.02.2022 - A JE Mora ao Lado: amor e carinho são elementos fundamentais para ser mesária, destaca voluntária

01.02.2022 – A JE Mora ao Lado - série mostra histórias de pessoas que atuam para garantir a cidadania por meio do voto

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido