TSE participa da Hora do Planeta e apaga as luzes neste sábado (26)

Tribunal convida trabalhadores da Corte a também participarem da ação

TSE Hora do Planeta 2022 em 24.03.2022

Mais uma vez, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai aderir ao movimento “A Hora do Planeta” e convida as pessoas que trabalham na Corte, familiares e amigos a participarem também. Para colaborar com a ação, basta apagar as luzes de onde você estiver neste sábado (26), das 20h30 às 21h30, compartilhar o momento nas redes sociais com a hashtag #ConectadoNoPlaneta e marcar o TSE e a WWF Brasil no Twitter (@tsejusbr e @wwfbrasil) e nas demais redes sociais (@tsejus).

A Hora do Planeta teve origem em Sidney, na Austrália, em 2007, e recebeu adeptos ao redor do mundo. O movimento é uma iniciativa da Organização Não Governamental WWF, que, uma vez por ano, convida pessoas de todo o mundo a apagarem as luzes de suas casas, dos ambientes de trabalho e de diversos outros lugares, com objetivo de conscientizar indivíduos, empresas e o poder público a respeito dos desafios socioambientais da atualidade, como a emergência climática e a perda da biodiversidade. No sábado (26), o movimento também promove o Festival Digital, com transmissão pelo YouTube.

O servidor Denys Candido, lotado na Seção de Gestão Socioambiental do TSE destaca a importância do movimento quanto à conscientização da sociedade sobre o aquecimento global. “O simbólico ato de apagar as luzes por uma hora é um convite à reflexão acerca das nossas atitudes para com o meio ambiente e o que temos feito para minimizar os impactos das ações humanas sobre o planeta. Como instituição pública, o TSE reafirma o compromisso socioambiental ao participar dessa ação e propagar essa conscientização, não apenas para o corpo funcional, magistrados e colaboradores, mas também para a sociedade como um todo”, ressalta.

Sustentabilidade no TSE 

O TSE adota uma série de políticas socioambientais com foco na gestão sustentável. Entre as iniciativas de sustentabilidade ambiental, está a Usina Minigeradora Fotovoltaica do Tribunal, em funcionamento desde 2017. Precursor nos edifícios do Judiciário brasileiro, o empreendimento é responsável pela produção de cerca de 20% da eletricidade consumida nos dois prédios da Corte Eleitoral. 

A preocupação do TSE com o meio ambiente também está presente nas contratações públicas. A Segesa analisou 72 processos em 2021 para verificar a incidência da sustentabilidade social, ambiental e de acessibilidade nas licitações, por meio da adoção de diversos critérios, que podem ser consultados no Painel Gerencial de Gestão Socioambiental no Portal do TSE

Já o programa Descarte Legal contempla uma ideia de sustentabilidade mais focada no quadro funcional do TSE, fazendo com que servidores e colaboradores estejam mais conscientes e integrados a esse movimento. Como produto do programa, o Tribunal criou um local próprio para descarte de pilhas e baterias utilizadas no edifício-sede. 

A Corte adota ainda um sistema sanitário a vácuo nos banheiros do TSE, que permite uma economia de até 90% no consumo diário de água se comparado aos sistemas tradicionais e de uso doméstico. A tecnologia opera com descarga de fluxo muito reduzida (apenas 1,2 litro de água), ao contrário da descarga comum, que trabalha com um fluxo de 7 a 20 litros de água por acionamento.

GA, MS/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido