TSE promove tuitaço para incentivar participação dos jovens nas Eleições 2022

Mobilização faz parte da Semana do Jovem Eleitor, que acontece de 14 a 18 de março em todo o Brasil

Semana do Jovem Eleitor.

O tuitaço #RolêDasEleições, organizado pelo perfil do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no Twitter, promete movimentar a rede social a partir das 10h desta quarta-feira (16). A ação faz parte das atividades planejadas pela Justiça Eleitoral para a Semana do Jovem Eleitor, que acontece de 14 a 18 de março. 

A iniciativa visa estimular pessoas de 15, 16, 17 e 18 anos a tirar o título de eleitor e a participar ativamente do processo democrático do país, por meio da escolha de representantes para ocupar a Presidência da República, o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, os governos estaduais e as assembleias legislativas. 

A expectativa é que 25 instituições façam parte do tuitaço, que pode alcançar milhões de pessoas ao longo do dia. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Supremo Tribunal Federal (STF), organizações internacionais e diversos movimentos estudantis são algumas das entidades que devem aderir à mobilização digital.

Vale lembrar que no Brasil o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas se torna obrigatório para quem já tem 18. Por isso, é importante ficar atento ao calendário eleitoral para não ficar de fora das Eleições Gerais de 2022. O prazo para emitir, regularizar ou atualizar o título de eleitor vence no dia 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral. 

O objetivo da mobilização é garantir que a mensagem de incentivo ao alistamento eleitoral chegue ao público de maneira clara, por meio de pessoas e instituições admiradas pelos jovens. Por essa razão, foram mobilizados clubes de futebol, influenciadores, organizações civis, além de instituições internacionais como a Unicef e a ONU. 

Como participar

Você também pode participar do tuitaço e colaborar para o fortalecimento da democracia do país. Para isso, a partir das 10h de amanhã, use a hashtag #RolêDasEleições e publique no Twitter uma mensagem de incentivo a uma maior presença dos jovens no pleito de 2022. 

BA/LC, DM

Leia mais:

13.11.2020 - Ação do TSE com futebol brasileiro alcança 48 milhões de brasileiros

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido