Clica e Confirma: entenda de que forma as urnas eletrônicas são auditáveis

Programa desta semana fala sobre diversos relatórios que atestam a confiança no sistema eletrônico de votação

Clica e Confirma

Já está disponível mais uma edição do Clica e Confirma, o programa de rádio da Justiça Eleitoral. A edição desta semana, que tem como destaque a confiabilidade das urnas eletrônicas, e conta com a participação dos professores Bruno Albertini, da Universidade de São Paulo, e Ernani Carvalho, da Universidade Federal de Pernambuco, que falam sobre o assunto.

Os especialistas explicam por que as acusações de fraude nas urnas eletrônicas são fake news e como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode garantir a segurança de todo o sistema eleitoral. Eles esclarecem como é possível auditar a urna eletrônica em todas as fases. Como exemplos, estão o Teste Público de Segurança (TPS), que ocorre no ano anterior ao pleito, e o Teste de Integridade, realizado no dia da votação.

Bruno Albertini, que também fez parte da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), instituída pelo TSE, relata ainda que acompanhou a totalização dos votos no Tribunal e pôde conferir que a eleição ocorreu conforme o esperado.

O quadro “A Justiça Eleitoral Mora ao Lado” conta a história da mesária Yara Mitie Sakurai, de Naviraí (MS).

E o Clica e Confirma ainda lembra que tanto os mesários que não conseguiram comparecer no dia da votação quanto os eleitores que não votaram precisam justificar a ausência para estarem quites com a Justiça Eleitoral.

O Clica e Confirma

O Clica e Confirma vai ao ar todas as sextas-feiras e é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. É possível ouvir e até mesmo baixar o programa no Portal do TSE – na seção Rádio –, no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts.

A Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE produz o Clica e Confirma, que também é veiculado por emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.

BC/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido