Escola Judiciária Eleitoral do TSE promove evento sobre participação da mulher na política

Encontro ocorre na próxima terça (8), às 15h, no Auditório II do TSE. Inscrições podem ser feitas até segunda (7)

Mulheres e formação politica - logo  03.11.2022

A participação de grupos minoritários no processo político e democrático no Brasil, em especial das mulheres negras, indígenas e da população LGBTQIA+, será tema do encontro “Diálogos Democráticos: Mulheres e Formação Política”. O evento, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), ocorre na próxima terça-feira (8), no Auditório II do TSE, a partir das 15h.

A mesa de abertura contará com a participação do diretor da EJE/TSE, ministro Carlos Horbach, da vice-diretora da Escola, ministra Maria Claudia Bucchianeri, da oficial para a participação política do Instituto Raça e Igualdade, Mariah Rafaela Silva, do diretor geral da Fundação Friedrich Ebert no Brasil, Cristoph Heuser, e da advogada especialista em direitos humanos Clara Pacce Pinto Serva.

Logo depois, o painel sobre participação da mulher na política contará com um debate entre a administradora do Pano Piloto de Brasília (DF), Ilka Theodoro, o coordenador substituto da Comissão de Igualdade Racial do TSE, Fábio Esteves, e a representante da Articulação Brasileira de Lésbicas, Érica Capinam. A ministra Maria Claudia Bucchianeri também participará da mesa.

Ao fim do encontro, haverá a entrega de certificados às participantes do curso de formação política oferecido pela Escola de Formação Política Kátia Tapety (EKT).

Kátia Tapety

Kátia Tapety foi a primeira mulher trans negra a ser eleita vereadora no Brasil e na América Latina, em 1992, em Colônia do Piauí, cargo que ocupou por três mandatos. Ela também presidiu a Câmara Municipal no biênio 2001-2002 e foi eleita vice-prefeita em 2004.

A Escola de Formação Política Kátia Tapety (EKT) oferece cursos prático-pedagógicos com atividades em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e atua para ampliar e fortalecer a democracia no Brasil. As alunas da escola são membros da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), da Articulação Brasileira de Lésbicas (ABL), da Rede Nacional de Negras e Negros LGBT (Rede Afro) e do Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos.

Inscrições

Promovido em parceria com o Instituto Internacional sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos, a Fundação Friedrich Ebert (FES) no Brasil e a Escola de Formação Política Kátia Tapety (EKT), o evento é aberto ao público e conta com vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de novembro no Portal do TSE.

DV/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido