Missões de Observação: AJD afirma em relatório que Eleições 2022 celebraram a democracia

Associação, que integra Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, ressaltou em relatório a integridade do processo eleitoral brasileiro

seriemissoesobservacaoeleitoral-10.11.2022

As Eleições Gerais de 2022 também foram acompanhadas por Missões de Observação Eleitoral (MOEs) nacionais, como a da Associação Juízes para a Democracia (AJD). Após o término do pleito, a entidade divulgou um relatório destacando que, mais uma vez, foi “celebrada a democracia” no Brasil. A AJD é integrada por 15 associações, atuantes em oito estados, e integra a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral.

No relatório, a Associação ressaltou o reconhecimento dos resultados da eleição, “enaltecendo a integridade, credibilidade e organização do processo eleitoral brasileiro em todas as suas etapas e festeja o fortalecimento da democracia brasileira”.

A entidade também destacou a participação ativa dos integrantes do Observatório de Transparência das Eleições (OTE), que teve como finalidade colaborar com a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas tarefas de ampliar a publicidade de todas as etapas do processo eleitoral, aumentar o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação e resguardar a integridade das eleições.

Além disso, a AJD também enfatizou a importância dos trabalhos das MOEs, que “contribuem para o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, ampliam sua transparência e integridade, bem como fortalecem a confiança pública nas eleições”. 

Acesse a íntegra do relatório da AJD.

TP/LC, DM

 

 

 

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido