Missões de Observação: IDEA comprova confiabilidade do processo eleitoral brasileiro

Representantes da instituição ressaltaram a transparência do sistema eletrônico de votação, mesmo diante da complexidade das eleições no país

seriemissoesobservacaoeleitoral-10.11.2022

Ao final das eleições brasileiras de 2022, o Institute for Democracy and Electoral Assistance (Idea Internacional), um dos participantes das Missões de Observação Eleitoral que acompanharam o pleito deste ano, parabenizou em um comunicado a Justiça Eleitoral pela imparcialidade, pela eficiência e pelo profissionalismo na atuação.

A organização internacional, que atuou nos dois turnos eleitorais, confirmou a integridade e a eficiência do sistema eletrônico de votação, que funcionou plenamente, mesmo em um ambiente político complexo. Segundo o Idea, o êxito do sistema nestas eleições foi um trunfo fundamental para fortalecer os alicerces do Estado Democrático de Direito no Brasil.

“A democracia brasileira foi fortalecida graças a uma eleição realizada com integridade, com resultados que confirmaram a liberdade do eleitor e o pluralismo da oferta política e com uma adequada arbitragem da competição política”, ressaltou o Idea na nota.

A Missão do Idea Internacional contou com uma delegação mista, com autoridades de vários países. Liderada pelos ex-presidentes da Bolívia Carlos Mesa e da Costa Rica Carlos Alvarado, a comitiva também foi composta pela ex-senadora do Uruguai Mónica Xavier, o ex-senador do Paraguai Diego Abente e o ex-senador do Chile Sergio Bitar. Ainda integraram o grupo o diretor do Idea para a América Latina e Caribe, Daniel Zovatto, o chefe do Programa Paraguai do Instituto, Salvador Romero Ballivián, e o assistente do mesmo programa Mauricio Barbosa.

Condução das eleições

Os representantes do Idea indicaram que, em ambos os turnos, o processo eleitoral ocorreu em um ambiente de muita polarização política, gerando tensões significativas na sociedade, incluindo tentativas de minar a credibilidade de instituições e mecanismos de votação, mediante a disseminação massiva e intensiva de desinformação. Contudo, conforme a nota, apesar desse contexto adverso, a Justiça Eleitoral conduziu a eleição de 2022 com sucesso.

Votação

A comitiva também observou o comportamento do eleitorado e todas as ferramentas que auxiliam o processo eleitoral no país. De acordo com eles, os dias de votação foram “tranquilos, com respeito entre os eleitores, e as mesas de votação funcionaram corretamente, de forma ordenada e fluida”.

Eles também enfatizaram o alto índice de comparecimento, que estaria acima da média regional (América Latina), principalmente no segundo turno, em que 79,4% dos eleitores foram às urnas, confirmando a vontade dos cidadãos de participar do pleito.

Mecanismos eleitorais

Para os observadores do Idea, as instituições eleitorais brasileiras saíram fortalecidas das Eleições 2022. Segundo eles, o TSE conduziu o processo com imparcialidade em relação às diferentes forças políticas. Além disso, mostrou capacidade técnica e logística, incluindo o treinamento dos mesários; adotou ações inovadoras contra o fluxo de notícias falsas durante a campanha; ampliou os mecanismos de verificação das urnas eletrônicas, em uma atitude proativa de transparência; incentivou a participação eleitores; e aumentou as possibilidades de observação eleitoral, tanto local quanto internacionalmente.

Os representantes do Idea destacaram ainda o principal instrumento para garantir a agilidade e a integridade do processo: a urna eletrônica. Assim, defenderam o sistema eletrônico de votação, que, mesmo sendo acusado de controvérsias funcionais, sem provas, demonstrou-se sólido e confiável.

“O equipamento brasileiro mais uma vez provou sua confiabilidade e rapidez no processamento de resultados, superando o desafio de lidar com o maior cadastro eleitoral da América Latina. Seu funcionamento, que havia sido tranquilo nas últimas décadas, estava desnecessariamente atolado em controvérsias que tiravam tempo e energia do arcabouço institucional e provocavam atritos entre os poderes do governo”, frisou o Idea na nota.

TP/LC, DM

Leia mais:

31.10.2022 - Em comunicado, Idea Internacional afirma que democracia brasileira sai fortalecida do pleito

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido