2º turno: conheça os apps da Justiça Eleitoral e acompanhe as Eleições 2022 na tela do celular

Aplicativos e ferramentas digitais ajudam o eleitorado a consultar o local de votação, fazer denúncias de irregularidades e acompanhar a apuração dos resultados

contagem regressiva e hoje dias 30.10.22

Já conhece os aplicativos da Justiça Eleitoral? A JE disponibiliza quatro apps – e-Título, Resultados, Boletim na Mão e Pardal – e oferece ainda serviços ao eleitorado, como o Tira-Dúvidas pelo WhatsApp. Eles ajudam a eleitora e o eleitor antes, durante e depois das eleições, e dão mais transparência ao processo eleitoral.

e-Título

O e-Título é a versão digital do título. O aplicativo informa o endereço do local de votação e fornece dados sobre a situação eleitoral. O app possibilita emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais. Para poder usá-lo no dia da eleição, o eleitor ou a eleitora deve ter baixado o aplicativo até este sábado (29).

As pessoas que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderão utilizar o aplicativo para justificar a ausência. Quem tem a biometria coletada pela Justiça Eleitoral pode ainda utilizar o e-Título como forma de identificação.

Resultados

Pelo app Resultados, qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Também já está disponível uma versão da ferramenta na internet.

O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno. Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, em branco e nulos; e o número de seções totalizadas.

A eleitora ou o eleitor poderá acompanhar ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os Boletins de Urna (BUs) e o Registro Digital de Voto. A divulgação dos votos começará às 17h, no horário de Brasília.

Boletim na Mão

Por meio do aplicativo Boletim na Mão, a cidadã e o cidadão podem conhecer os resultados apurados nas urnas eletrônicas. O app oferece, de maneira rápida e segura, os conteúdos dos Boletins de Urna impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.

O BU é o documento que traz o total dos votos recebidos por cada candidata ou candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações.

Pardal

O aplicativo Pardal estimula as pessoas a atuarem como fiscais da eleição, visando coibir a propaganda irregular de campanha e outros ilícitos eleitorais. A ferramenta permite que a pessoa faça a denúncia em tempo real. Após baixar o app, é possível fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral como forma de subsidiar a denúncia.

O Pardal possibilita que as denúncias com indícios de irregularidade sejam encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) para averiguação. O app também pode ser baixado por formulário web nas páginas da Justiça Eleitoral.

WhatsApp

O Tribunal também disponibiliza o Tira-Dúvidas do TSE, como é conhecido o robô virtual no aplicativo WhatsApp, para prestar esclarecimentos e fornecer informações relevantes sobre o processo eleitoral e as Eleições 2022 em tempo real.

Por meio do chatbot (assistente virtual), as usuárias e os usuários cadastrados recebem checagens sobre notícias falsas e informações sobre os serviços da Justiça Eleitoral.

Para ter acesso ao  serviço, basta que a eleitora ou o eleitor adicione o telefone +55 61 9637-1078 à lista de contatos do WhatsApp ou acesse por meio do link wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual.

Baixe os apps

Os apps estão disponíveis de maneira gratuita nas lojas virtuais da App Store e Google Play.

O ideal é que os aplicativos sejam baixados antes do dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições, para que, no dia da votação, a eleitora ou o eleitor possa utilizá-los com mais eficiência.

DV/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido