Curso para Mesários no 2º turno das eleições está disponível na internet

Conteúdo de reforço busca dar maior tranquilidade ao colaborador da Justiça Eleitoral no dia 30 de outubro

TRE-MS app para mesário

Desde o dia 10 de outubro, mesárias e mesários que atuarão no segundo turno das Eleições 2022 podem acessar um conteúdo de reforço criado pela Justiça Eleitoral e disponível na internet. O material tem como objetivo garantir que todos exerçam a função de maneira segura, com todas as eventuais dúvidas previamente solucionadas antes do dia 30 de outubro.

O treinamento ficará disponível até as 18h do próximo dia 27, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesário, desenvolvido exclusivamente para capacitar as pessoas que atuam como colaboradoras da Justiça Eleitoral em um papel essencial para o bom andamento das eleições.

Revisão de treinamento

O objetivo da iniciativa é oferecer uma revisão para as mesárias e os mesários que fizeram o treinamento para o primeiro turno do pleito, ocorrido em 2 de outubro. Além disso, a ação representa uma nova oportunidade para aqueles que ainda não fizeram a capacitação.

Os conteúdos já estarão liberados e a pessoa não precisa repassá-los em sequência. Isso permite certa autonomia para que a mesária ou o mesário busque pelo tópico que deseja rever ou se aprimorar. A chave de inscrição para o curso, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.

Números

No primeiro turno das Eleições 2022, atuaram 1.852.959 mesários, com um índice de ausência de apenas 1,1%, o menor de todas as eleições. Apenas 20.596 mesários não compareceram no dia do pleito.

A média de ausências nos anos anteriores ficou em 2%, chegando a 3,7%, em 2020, quando as eleições foram realizadas em meio à pandemia de covid-19.

Material em texto e vídeo

Tanto na página EAD quanto no aplicativo, o material está organizado em módulos, de maneira a tornar a navegação intuitiva e de fácil acesso por parte de quem acessa. O conteúdo vem acompanhado de imagens ilustrativas, cartilhas e outros documentos de apoio, como o Manual do Mesário e o Guia Rápido para o Dia da Eleição. Também se encontra à disposição um vídeo com instruções e treinamento específico para quem vai atuar nas Eleições 2022.

No aplicativo, ainda é possível encontrar orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para a prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

EM/CM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido