Evolução tecnológica: investimentos asseguram eleições rápidas e transparentes

Aperfeiçoamento das urnas eletrônicas é o principal responsável pelo sistema eleitoral brasileiro ser referência para o mundo

Banner é hoje - Eleições 2022

Os esforços do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir às eleitoras e aos eleitores de todo o país um sistema eleitoral ágil, confiável, seguro e transparente fazem do Brasil uma referência para todas as nações do planeta. O resultado de tanto estudo, pesquisa e trabalho é a UE2020, modelo mais avançado da urna eletrônica atualmente.

Implementado no Brasil a partir das Eleições Municipais de 1996, o sistema eletrônico de votação nunca permaneceu o mesmo por muito tempo. Embora sua aparência pouco tenha mudado nesses 26 anos, a urna eletrônica sofreu inúmeras modificações e melhorias importantes já a partir de 1998. Em 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2013, 2015 e 2020, a segurança presente nos modelos do equipamento também ficou ainda mais robusta.

UE2020

Com um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior, a UE2020 conta com uma série de possibilidades de acessibilidade e segurança, bem como garante uma proteção ainda maior ao sigilo e à integridade do voto, algo indispensável para que o exercício desse direito constitucional esteja ao alcance de todas e de todos.

Uma das novidades do novo modelo é a certificação ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) do hardware de segurança – também chamado de perímetro criptográfico –, feita por um laboratório credenciado pelo Inmetro. A nova tela é colorida, mas continua com o mesmo alerta sonoro “pilili”, que identifica para o eleitor o término da votação.

Confira as principais novidades e o que não mudou nas urnas eletrônicas.

Hardware

A parte física da UE2020 foi melhorada. Possui baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção. Também passou a usar pen drives como mídias de aplicação, facilitando a logística. Além disso, o processador é mais rápido e o teclado apresenta duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.

O terminal do mesário também foi totalmente reformulado. Agora, ele não tem mais teclas, apresentando uma tela sensível ao toque, como se vê em smartphones e tablets. O novo modelo do terminal permite ainda maior celeridade ao processo de votação, porque o processamento da biometria acontecerá com maior rapidez.

Acessibilidade

As novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 contarão com outras duas grandes novidades em termos de acessibilidade, uma voltada para pessoas com deficiência visual e outra para eleitores com deficiência auditiva.

Essa preocupação com a inclusão de todo o eleitorado é constante na Justiça Eleitoral. Assim, desde a criação da urna eletrônica, diversos recursos vêm sendo implementados para que todos tenham a oportunidade de votar.

Saiba mais sobre os recursos de acessibilidade da nova urna.

Outros modelos

A UE2020 não será a única a ser usada nas Eleições de 2022. Ao todo, o pleito deste ano contará com 577 mil urnas eletrônicas, sendo 224.999 equipamentos do novo modelo.

Embora a UE2020 e os demais modelos tenham aparências diferentes, todos são urnas eletrônicas oficiais da Justiça Eleitoral e apresentam os requisitos de segurança e legitimidade para receber e apurar com fidedignidade a manifestação da vontade popular expressada por meio do voto.

RS/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido