Fato ou Boato: site da Justiça Eleitoral verifica informações e alerta contra notícias falsas

Página desenvolvida pelo TSE atesta a veracidade de conteúdos e estimula a consulta por parte dos usuários

TSE - Fato ou Boato

O segundo turno das Eleições 2022 está chegando e, com ele, o número de fake news que se propagam pelas redes sociais aumenta exponencialmente. Para combater a desinformação e permitir que a eleitora e o eleitor possam ir às urnas no dia 30 de outubro munidos de informações seguras e confiáveis, a Justiça Eleitoral disponibiliza o Fato ou Boato, um serviço de checagem, com reportagens em linguagem simples, sobre os principais temas em discussão nas redes sociais, na imprensa e nos aplicativos de mensagens.

O site atesta a veracidade de conteúdos e estimula a consulta, por parte das usuárias e dos usuários, da autenticidade de mensagens, por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e produtos educativos.

Combate à desinformação

A rede de checagem formada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) conta com a participação dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e de agências especializadas em análise de afirmações falsas sobre temas relacionados ao processo eleitoral, ao sistema eletrônico de votação e à Justiça Eleitoral.

Nas Eleições 2022, a parceria entre o Tribunal e diversas organizações que atuam para desmentir boatos sobre o processo eleitoral foi renovada e faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação. Ao todo, mais de 150 instituições participam do Programa, como redes sociais, plataformas digitais, partidos políticos, instituições públicas e privadas e entidades profissionais, entre outras.

Acompanhe o Fato ou Boato pelo canal do TSE YouTube.

Além das publicações no site, são produzidas versões em vídeo no canal do TSE no YouTube, com linguagem simples, especialmente sobre o sistema eletrônico de votação. Todos os conteúdos são produzidos pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE.

Tire dúvidas pelo WhatsApp

Além da página Fato ou Boato, está disponível para qualquer pessoa que tenha um smartphone o acesso a serviços e informações da Justiça Eleitoral por meio de um assistente virtual. É o Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp, um chatbot que usa inteligência artificial para simular uma conversa humana.

A ferramenta esclarece dúvidas sobre as Eleições Gerais de 2022 em tempo real. O objetivo é aumentar o número de usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da Justiça Eleitoral e aprimorar a navegabilidade para os usuários.

Converse com o assistente virtual

Se você tem alguma dúvida sobre as eleições, é possível esclarecê-las conversando com o assistente virtual do TSE no WhatsApp. Basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos ou clicar no link wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o "Tira-Dúvidas" e começar a conversa.

Além disso, por meio do chatbot, é possível consultar se uma mensagem recebida é fato ou boato. É só acessar o menu “Consulta de Informações” e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou link) para receber imediatamente conteúdos verificados. A ferramenta está no topo do menu das opções do assistente virtual. Tudo isso para garantir que eleitoras e eleitores localizem facilmente essa forma rápida e prática de checar uma informação.

Como denunciar

Caso você receba alguma notícia falsa, descontextualizada ou manipulada sobre o processo eleitoral brasileiro, é possível denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições. Por meio da ferramenta, a eleitora ou o eleitor também pode informar números de telefones suspeitos de disparo de mensagens em massa.

As denúncias são repassadas às plataformas digitais parceiras do TSE, responsáveis por verificar se os conteúdos apresentam alguma violação à legislação ou aos respectivos termos de uso. Os relatos recebidos ainda poderão ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades para adoção das medidas legais cabíveis.

DV/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido