Presidente do TSE acompanha Teste de Integridade com uso de biometria

Iniciativa integra o projeto-piloto aprovado pelo Plenário em setembro

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - 02.10.2022

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, visitou, em uma escola de Brasília (DF), a realização do Teste de Integridade com uso de biometria de eleitores, que acontece neste domingo (2), até às 17h, em alguns estados e no Distrito Federal. A iniciativa integra o projeto-piloto aprovado pelo Plenário.

No projeto-piloto, o eleitor vota normalmente na seção eleitoral e, ao deixar a seção, é convidado por um servidor da Justiça Eleitoral a participar do teste. O eleitor que aceitar o convite é então encaminhado a outra sala, no mesmo local de votação, onde apenas posicionará o dedo no leitor biométrico para identificação nesta seção de teste.

1/ Galeria de imagens

Este ano, a Justiça Eleitoral ampliou o Teste de Integridade: são 641 urnas. Antes eram 100 urnas.  O teste é feito há 20 anos e serve para comprovar com fidelidade o que o eleitor digita. Em 56 dessas urnas – sorteadas ou indicadas por partidos na véspera das eleições –, o Teste está sendo feito com biometria.

“Os eleitores que aceitam participar estão apenas cedendo a biometria. O teste é filmado o tempo todo.  A Justiça Eleitoral reafirma a transparência, a segurança e a auditabilidade das urnas eletrônicas. A grande vencedora das eleições de hoje será a sociedade brasileira”, destacou Moraes.

O uso da biometria de eleitores no Teste de Integridade atendeu a uma sugestão feita pelas Forças Armadas.

Confira como funciona o Teste de Integridade com uso de biometria.

MM/GA/CM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido