Uniore divulga relatório preliminar sobre as Eleições 2022

Chefe da Missão de Observação Eleitoral da instituição internacional garantiu que a urna eletrônica brasileira é a melhor e a mais segura já vista pela delegação

LR Moreira/Secom/TSE - Divulgação do relatório preliminar pela UNIORE  sobre a eleição 2022 - 03...

Na tarde desta segunda-feira (3), a Missão Integrada de Observação Eleitoral da União Interamericana dos Órgãos Eleitorais (Uniore) divulgou um relatório preliminar sobre o primeiro turno das Eleições 2022 que atesta que o sistema eletrônico de votação brasileiro é totalmente seguro e confiável. A divulgação do relatório ocorreu em coletiva de imprensa, realizada Hotel Windsor, em Brasília (DF), concedida por Lorenzo Córdova, chefe da Missão e conselheiro-presidente do Instituto Nacional Eleitoral (INE) do México; Román Jáquez Liranzo, presidente da Uniore e da Junta Central Eleitoral da República Dominicana; e Eugenia Zamora, presidente do Tribunal Superior Eleitoral da Costa Rica.

O presidente da Missão felicitou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e reconheceu o trabalho realizado para entregar um processo eleitoral que dê todas as garantias ao povo brasileiro. “As urnas eletrônicas brasileiras são verdadeiras fortalezas. A confiança que o povo deposita nas urnas é uma grande notícia para a democracia brasileira, que é uma referência para toda a América Latina”, exclamou Córdova.

A Missão também destacou a experiência do TSE e a eficiência da implantação do voto eletrônico, que segue recebendo melhorias paulatinamente, bem como a forma com que é consolidado na população e a facilidade por parte de mesários e eleitores no uso do sistema e das urnas eletrônicas.

“O desempenho tecnológico das urnas é extraordinário. O hardware e o software da urna atendem aos mais altos padrões que já encontramos pelo mundo. Nenhuma tem o nível de fortaleza frente a ataques ou falhas de funcionamento como as urnas brasileiras. Todas as urnas que se submeteram aos Testes de Integridade passaram no experimento”, afirmou o chefe da Missão.

A Uniore atestou ainda que o sistema eletrônico de votação brasileiro cumpre todos os requisitos para garantir que a vontade popular prevaleça. “Vale destacar a eficiência e a efetividade da comunicação feita pelo TSE, que também se aperfeiçoou, principalmente no combate às fake news”, acrescentou Córdova.

Missões avançadas e integrais

Este é o terceiro relatório emitido pela Uniore sobre o sistema eleitoral brasileiro. Os outros foram desenvolvidos pelas Missões Avançadas de Observação Eleitoral, que são missões técnicas compostas por grupos especializados que vêm ao país antes do período eleitoral para examinar temas específicos que contribuam para as missões integrais, que estão no país atualmente para observar in loco as Eleições.

De acordo com Córdova, a Missão realizada no dia 2 de outubro contou com 40 representantes de entidades membros da instituição, funcionários de organismos eleitorais da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai e do Centro de Assessoria e Promoção Eleitoral (IIDH/CAPEL), por meio da Secretaria Executiva.

Os relatórios divulgados pelas missões avançadas destacaram a imparcialidade e a independência do TSE em relação a partidos políticos e a outros poderes do Estado. Além disso, o documento reforça que a urna eletrônica é referência no que se refere ao uso da tecnologia em processo eleitorais.

Confira a íntegra do relatório da MOE da Uniore.

RS/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido