Votação em todo o país seguirá o horário de Brasília (DF)

Seções eleitorais abrem às 8h pelo horário de Brasília. Votação ocorre até as 17h

contagem regressiva e hoje dias 30.10.22

Não perca a hora! O segundo turno das Eleições 2022, neste domingo (30), ocorrerá ao mesmo tempo nos 5.570 municípios do país, das 8h às 17h, pelo horário de Brasília. Ao todo, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros retornam às urnas para escolher o presidente da República. Em 12 estados, também serão escolhidos os novos governadores. E ainda haverá eleição suplementar para prefeito em oito municípios.

Este ano, uma das novidades da eleição é o horário unificado de votação. Assim como ocorreu no primeiro turno, eleitoras e eleitores votarão ao mesmo tempo nos 26 estados e no Distrito Federal.

Por causa disso, municípios com fusos diferentes terão de se adequar ao horário da capital federal. A mudança decorre de uma decisão do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 2021 e incluída na Resolução TSE nº 23.669.

Horário Local

Para coincidir com o horário de Brasília, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação acontecerá das 7h às 16h do horário local.

No Acre, o pleito ocorrerá das 6h às 15h do horário local, mesmo horário de votação de 11 municípios do Amazonas que seguem o fuso acreano. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. Nos demais 51 municípios amazonenses, a votação irá das 7h às 16h do horário local.

Em Fernando de Noronha (PE), o eleitorado se dirigirá às urnas das 9h às 18h também do horário local. Já as 181 localidades no exterior seguirão o horário original (das 8h às 17h) de acordo com o fuso das respectivas localidades.

Quem precisa votar

O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos. Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

DV/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido