Faltam 13 dias: treine no simulador virtual e vote rápido nas Eleições 2022

Candidatos e partidos fictícios ajudam a memorizar ordem de votação

Contagem regressiva - Faltam 13 dias - 14.09.2022

Faltam exatamente 13 dias para as Eleições Gerais de 2022. No Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a eleitora ou o eleitor tem à disposição o simulador de votação na urna eletrônica para o pleito deste ano. A ferramenta permite se familiarizar com o teclado da urna, reduzindo o tempo de votação por pessoa e, consequentemente, as filas nas seções eleitorais.

De forma didática, o simulador ensina a ordem de votação. O primeiro cargo a ser preenchido é o de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher os candidatos a deputado estadual ou distrital – este apenas para eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos); a senador (com três dígitos); a governador (dois dígitos); e, por último, a presidente da República (também com dois dígitos).

Candidatos fictícios

O simulador de votação existe desde as Eleições 2014. Todos os candidatos e partidos são fictícios. As opções são: Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore. 

Neste ano, a ferramenta traz novidades referentes à acessibilidade, como inclusão de intérprete de Libras e de tempo de espera para a conferência do voto, além de confirmação adicional para votar na legenda (opção válida somente para eleições proporcionais, para vereador e deputado; saiba mais sobre o tema nesta matéria no Portal do TSE). Além disso, a ferramenta recebeu uma atualização nos áudios para pessoas com deficiência visual.

Como treinar

Para utilizar o simulador, basta acessar o Portal do TSE, clicar em “Eleitor e Eleições/Urna Eletrônica/Simulador de Votação 2022” ou clicar neste link e seguir as orientações que aparecem na tela para começar a votar.

Primeiro, é preciso escolher se quer votar no primeiro ou no segundo turno para “Eleições Gerais 2022 Brasil”, “Eleições Gerais 2022 Distrito Federal” ou “Eleições Gerais 2022 Exterior”. Em seguida, aparece uma espécie de cola para o cidadão – tal qual a que todos podem levar no dia do pleito –, em que o eleitor escolhe o partido e, assim, surge o candidato e o número correspondente a ser inserido na urna.

Por exemplo, escolhendo o primeiro turno para as Eleições Gerais Brasil, a primeira escolha será para deputado federal. Caso clique no Partido dos Ritmos Musicais, vão aparecer quatro opções: sertanejo, reggae, música clássica e ópera, bem como os respectivos números.

Ao digitar o número, o eleitor pode apertar a tecla “Corrige”, caso tenha digitado errado e queira reiniciar, ou apertar o botão “Confirma”, se estiver tudo certo. Na hipótese de querer anular o voto, basta digitar 0 e confirmar. Caso queira votar em branco, basta escolher a opção na urna. E para voto de legenda, é só digitar o número do partido.

Se o eleitor realizar algum procedimento incorreto, a tela será bloqueada e aparecerá uma mensagem mostrando as ações disponíveis. Após a votação para todos os cargos, o votante verá a palavra “FIM” e escutará o inconfundível barulhinho da urna eletrônica.

Para treinar novamente e em outros turnos ou pleitos, basta clicar em “Nova simulação”. Não há limite de vezes para os testes. A proposta do TSE é que o eleitor tenha a experiência de estar diante da urna eletrônica, como no dia da eleição, e que utilize a ferramenta quantas vezes forem necessárias para se familiarizar com as etapas da votação.

Eleições Municipais 2024

O simulador também oferece a opção de os eleitores se prepararem para as Eleições Municipais 2024, no primeiro e segundo turnos, para vereador e prefeito.

Acesse o simulador da urna das Eleições 2022.

JL/LC, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido