Faltam 24 dias: Justiça Eleitoral disponibiliza aplicativos para acompanhar totalização dos resultados

Apps como o Boletim na Mão e o Resultados, entre outros, podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais

Contagem regressiva - faltam 24 dias para as eleições - 08.09.2022

A Justiça Eleitoral (JE) oferece às eleitoras e aos eleitores, às candidatas e aos candidatos e a toda a sociedade diversos aplicativos que permitem o acompanhamento e a fiscalização, em tempo real, da apuração e da totalização dos resultados das Eleições Gerais de 2022, entre outras ações. São apps como o e-Título, o Pardal, o Boletim na Mão e o Resultados. Todos foram desenvolvidos pela JE e podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais da App Store e Google Play.

O Tribunal disponibiliza também o Tira-Dúvidas do TSE, como é conhecido o robô virtual no aplicativo WhatsApp, para prestar esclarecimentos e fornecer informações relevantes sobre o processo eleitoral e as Eleições 2022 em tempo real. A Corte implantou recentemente algumas novidades no chatbot (assistente virtual), criado em parceria com o WhatsApp há dois anos.

Saiba mais sobre o Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp.

A nova versão do “Tira-Dúvidas do TSE” permite maior interação com o Tribunal por meio do canal. O objetivo é aumentar o número de usuárias e usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da Justiça Eleitoral e aprimorar a navegabilidade para quem acessa a ferramenta.

Além de ser um componente fundamental no combate à desinformação, o “Tira-Dúvidas do TSE” possibilita uma aproximação entre a Justiça Eleitoral e a população no fornecimento de informações corretas e fidedignas sobre o processo eleitoral.

Para ter acesso ao chatbot é simples: basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp ou acessar por meio do link wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual, começar o diálogo e receber as informações pretendidas.

Sistema de Alerta de Desinformação

Além disso, o eleitorado dispõe de mais um recurso relevante para conter a difusão de conteúdos duvidosos nas redes sociais. É o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, por meio do qual é possível comunicar à JE o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre as eleições ou o sistema eletrônico de votação.

As denúncias coletadas são repassadas às plataformas digitais e agências de checagem para que promovam uma rápida contenção das consequências nocivas da desinformação. Dependendo da gravidade, os casos também podem ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e demais autoridades, para a adoção das medidas legais cabíveis.

Acesse o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições.

Além do chatbot e do sistema de alerta, confira as funcionalidades de cada aplicativo oferecido pela Justiça Eleitoral e baixe os apps, para ficar conectado e saber tudo sobre as Eleições 2022:

e-Título

e-Título consiste na via digital do título de eleitor. O aplicativo informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral. O app possibilita emitir certidões de quitação e de crimes eleitorais. Esses documentos podem ser obtidos a qualquer momento, até mesmo no dia da eleição. As eleitoras e os eleitores que estiverem fora do domicílio eleitoral no dia da votação poderão utilizar o aplicativo para justificar a ausência.

Pardal

O aplicativo Pardal estimula as pessoas a atuarem como fiscais da eleição, visando coibir a propaganda irregular de campanha e outros ilícitos eleitorais. A ferramenta permite que a pessoa faça a denúncia em tempo real. Após baixar o app, é possível fazer fotos ou vídeos e enviá-los para a Justiça Eleitoral como forma de subsidiar a denúncia.

O Pardal possibilita que as denúncias com indícios de irregularidade sejam encaminhadas ao MP Eleitoral para averiguação. O app pode ser baixado nas lojas virtuais App Store e Google Play e também pelo formulário web nas páginas da Justiça Eleitoral.

Boletim na Mão

Já por meio do aplicativo Boletim na Mão, qualquer cidadã ou cidadão pode conhecer os resultados apurados nas urnas eletrônicas. O app oferece, de maneira rápida e segura, os conteúdos dos Boletins de Urna (BU) impressos no encerramento das atividades de votação em cada seção eleitoral.

O BU é o documento que traz o total dos votos recebidos por cada candidata e candidato, dos votos nulos e em branco e das abstenções ocorridas naquela seção eleitoral, entre outras informações.

Resultados

O aplicativo Resultados permite a qualquer pessoa acompanhar a contagem dos votos em todo o Brasil, a partir da consulta por nome da candidata ou do candidato. Também informa os nomes das pessoas eleitas e daquelas que vão disputar o segundo turno.

EM/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido