Saiba a diferença entre seção eleitoral e mesa receptora de votos

Glossário Eleitoral explica esses e outros conceitos importantes de uma eleição

Serviço esclarece mais de 300 expressões jurídicas desse ramo do direito

Seção eleitoral é o local onde são recepcionados as eleitoras e os eleitores que exercem o direito de voto. Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa é a definição dada pelo  Glossário Eleitoral  ao local em que votam milhões de brasileiras e brasileiros nas eleições.

Segundo o serviço on-line, na seção eleitoral funciona a mesa receptora de votos, composta por seis mesários nomeados por um juiz eleitoral. Além disso, nela fica instalada a urna eletrônica, equipamento no qual são registrados os votos.

A mesa receptora de votos é integrada por eleitoras e eleitores convocados pela Justiça Eleitoral para receberem os votos, em eleições diretas. O artigo 119 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) determina que cada seção eleitoral tenha uma mesa receptora de votos.

A mesa receptora é composta por um presidente, um primeiro e um segundo mesários, além de dois secretários e um suplente. Todos são nomeados pelo juiz eleitoral.

O Serviço

O Glossário Eleitoral traz mais de 300 expressões jurídicas utilizadas pelos operadores do Direito Eleitoral no país. Os verbetes contêm informações históricas e referências bibliográficas sobre os conceitos divulgados.

As expressões estão distribuídas em ordem alfabética, o que facilita a consulta de usuárias e usuários.

EM/CM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido