TSE promove visita guiada ao Museu do Voto para estudantes com múltiplas deficiências

Ação cultural faz parte das comemorações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Museu do voto - 23.03.2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai receber no próximo dia 21 de setembro 70 alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Asa Sul – CESAS, que apresentam múltiplas deficiências, como auditiva, intelectual e Síndrome de Down. A ação conta com o apoio da Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência de funcionários do Banco do Brasil e da comunidade (Apabb) e faz parte das celebrações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo é proporcionar aos estudantes um passeio pela Corte, especialmente, pelo Museu do Voto.

A ação é promovida pela Comissão Permanente de Acessiblidade e Inclusão (CPAI) e pela Assessoria de Inclusão e Diversidade (AID). A ideia é que os alunos explorem o acervo do local por meio de visita guiada por servidores do TSE, com a ajuda da Brigada que atua na Casa, preparada para se comunicar em Libras.  Dessa forma, os estudantes terão acesso a informações e curiosidades sobre a urna eletrônica, sobre o trabalho da Justiça Eleitoral e sobre as ações de inclusão e acessibilidade nas eleições.

Interação com a história

Na exposição, inaugurada em 2 de agosto, os alunos farão uma imersão na história dos 90 anos da Justiça Eleitoral brasileira. A mostra é dividida em 12 estandes, cada um com uma temática relacionada às eleições.

Logo na entrada, os estudantes vão se deparar com uma maquete gigante da urna eletrônica. Eles também vão poder conhecer de perto as urnas de usadas ao longo do tempo, como recipientes de cera que serviam de depósito para as cédulas no Período Colonial, e urnas de madeira, metal e lona, usadas a partir do final do século XIX. Haverá, ainda, simulador de votação em uma urna do modelo atual.

Por meio de um tablet, os visitantes vão poder navegar por vários espaços do edifício do TSE, conhecer a história sobre a conquista do voto feminino e dados a respeito da representatividade das mulheres no Legislativo brasileiro, além de analisar os títulos de eleitor do ex-presidente Juscelino Kubistchek, mapas de apuração, julgados históricos e togas usadas pelos ministros da Corte.

O evento será dividido em dois turnos, com a presença de 40 alunos pela manhã e 30 alunos no período da tarde. Após os passeios, os estudantes serão convidados para um lanche oferecido pelo Tribunal. O transporte dos alunos também será feito pela Corte Eleitoral.

AM/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido