Twitch adere ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE

Termo de cooperação assinado pela empresa de streaming prevê a realização de ações contínuas para coibir a disseminação de conteúdo falso

Enfrentamento Desinformação - 27.12.2021

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Twitch, o serviço de streaming de vídeos ao vivo, assinaram um acordo de cooperação por meio do qual a empresa passa a colaborar com o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no contexto das Eleições 2022. O acordo é sem custos para as partes e tem vigência até 31 de dezembro de 2022.

O objetivo é combater a disseminação de conteúdo desinformativo. Para isso, o Twitch se compromete a criar um canal de denúncias de violações de regras e políticas, bem como coibir o seu uso por pessoas que tenham o claro objetivo de espalhar notícias falsas ou fora de contexto.

Conforme o documento assinado, o Twitch também se compromete a agir rapidamente para avaliar as eventuais denúncias recebidas. A Corte Eleitoral e o serviço de streaming concordam em manter aberto um canal de diálogo, indicando pontos focais de ambas as partes para a coordenação de iniciativas. Também serão realizadas reuniões periódicas para o planejamento e execução de ações previstas no termo do acordo.

Outras parcerias

O Twitch é o 155º parceiro do TSE no Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação. O grupo que atua contra a desinformação é formado pelas principais redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros.

Criado em agosto de 2019, o programa reuniu, inicialmente, 48 parcerias que foram aumentando ao longo desses quase três anos de vigência. Em agosto de 2021, o Programa de Enfrentamento à Desinformação se tornou uma ação permanente do TSE.

Os integrantes do programa dividem com a Justiça Eleitoral as seguintes atribuições: monitorar a desinformação, combatendo a desinformação com informação correta sobre a questão abordada; ampliar o alcance de informações verdadeiras e de qualidade sobre o processo eleitoral; e capacitar a sociedade para que saiba identificar e denunciar conteúdos enganosos.

Confira a lista com os demais integrantes do programa.

Leia a íntegra do acordo.

RG/CM, DM

Leia mais:

20.07.2022 - Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE tem mais de 150 parcerias

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. De acordo com a portaria 759, de 15 de agosto de 2022, aos sábados, domingos e feriados, compreendidos entre 15 de agosto e 19 de dezembro de 2022, as atividades do protocolo judiciário e administrativo do Tribunal Superior Eleitoral serão realizadas das 13 às 18 horas.

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido