Registro Digital do Voto - Glossário explica o que é e como acessar

Instrumento pode ser acessado pelo site ou app Resultados do TSE e pelo Portal de Dados Abertos do Tribunal

Acessível no Portal do TSE, serviço de consulta explica esse conceito essencial para a cidadania

Criado em 2003 e usado a partir das eleições de 2004, o Registro Digital do Voto (RDV) é mais um recurso que contribui para a transparência do processo eleitoral brasileiro.

De acordo com a definição do Glossário Eleitoral, o RDV é o meio de armazenamento eletrônico da composição do voto de cada eleitor e é por meio dele que, a qualquer tempo, partidos políticos e outros interessados podem realizar a recontagem dos votos de uma urna eletrônica. Isso é possível porque a ferramenta – que substitui a necessidade de qualquer tipo de voto impresso – armazena todos os votos em meio eletrônico, à medida que são digitados no teclado da urna.

Os dados são gravados de maneira aleatória, conforme exemplificado aqui. Dessa forma, não é possível revelar a ordem dos votantes na seção eleitoral e nem vincular o eleitor na fila da seção ao respectivo voto. Funciona como uma urna de lona, em que as cédulas de papel ficam embaralhadas, impedindo a vinculação de cada cédula a um determinado eleitor.

Informações técnicas e arquivos relacionados ao Registro Digital do Voto podem ser obtidos pela página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, pelo site ou aplicativo Resultados do TSE ou pelo Portal de Dados Abertos do Tribunal.

Glossário

O Glossário Eleitoral contém mais de 300 palavras e expressões dispostas em ordem alfabética que divulgam conceitos, termos técnicos, referências doutrinárias e informações históricas sobre a Justiça Eleitoral. O serviço busca conscientizar a população sobre a importância do voto e do processo eleitoral brasileiro para o fortalecimento da democracia.

JV/CM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido