Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ participa de ação social na Acadêmicos da Rocinha

Mais de 130 pessoas foram atendidas nos guichês disponibilizados pela Justiça Eleitoral durante mutirão

Justiça Eleitoral pelo Brasil - Guichês do TRE-RJ - 15.08.2023

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) participou, nesta terça-feira (15), do Projeto Conexões, um mutirão que ofereceu diversos serviços à população na quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Em oito guichês, a Justiça Eleitoral fluminense atendeu 139 pessoas para emissão da primeira via do título e regularização do documento, entre outros serviços.

Justiça Eleitoral pela Brasil - 15.08.2023

Karla Fabiana Almeida, de 18 anos, aproveitou a oportunidade para tirar a primeira via do título. “Aqui é bem mais perto da minha casa do que o cartório. Então aproveitei a oportunidade para já resolver essa questão e votar no ano que vem”, afirmou a estudante.

Justiça Eleitoral pelo Brasil - Karla Fabiana tirou a primeira via do título - 15.08.2023

Muitos participaram do mutirão com a família. Foi o caso de Eduarda Perciliana Pires, de 19 anos, atendida ao lado da mãe, Simone dos Santos Pires, de 46 anos. Ambas solicitaram a reimpressão do título. Eduarda ainda aproveitou para fazer a revisão eleitoral com biometria. “Quando eu tirei o título, não estava colhendo as digitais por conta da pandemia. Agora, estou com o meu cadastro todo completinho”, celebrou.

O casal Nelson Albuquerque Souza Júnior, de 28 anos, e Fernanda Rosa do Espírito Santos, de 24, também esteve no final da manhã na quadra da agremiação para fazer a transferência do título. Morando há cerca de 10 anos no estado do Rio, eles ainda não haviam alterado o domicílio eleitoral de Belém (PA) para a capital fluminense. “Sempre justificávamos. Agora, poderemos votar”, disse Nelson.

Justiça Eleitoral pelo Brasil - Nelson e Fernanda fizeram a transferência do domicílio eleitoral...

A ação social aconteceu das 9h às 14h e foi organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro e com outros órgãos públicos e instituições, como Receita Federal, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O objetivo da iniciativa foi facilitar o acesso da população a serviços básicos, como a emissão de documentos.

Disposição legal

De acordo com a legislação vigente, eleitoras e eleitores só podem realizar alterações no cadastro eleitoral até 150 dias antes da eleição. Assim, para o pleito de 2024, a data-limite é o dia 8 de maio do próximo ano.

Essa foi a quarta ação social que contou com a participação do TRE-RJ somente neste ano. O Regional já havia participado da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, no Centro do Rio; do Programa Justiça Itinerante Levando Cidadania, em Duque de Caxias; e da ação social promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) em Jacarepaguá, Zona Oeste da capital.

Além da participação em ações sociais, o TRE-RJ disponibiliza os mesmos serviços, em atendimento presencial regular, nas Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) e nos cartórios eleitorais.

DG/LC, DM

Leia mais:

09.08.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA produzirá materiais em Braille para promover inclusão

02.08.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atenderá indígenas de Bertioga e São Sebastião nesta quarta-feira (2)

27.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE passa a oferecer estrutura para inclusão digital

26.07.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO promove ação para inclusão sociopolítica dos povos indígenas

Fonte: Secom do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido