Confira os resultados das eleições de domingo (3) em municípios de GO, SP e CE

Em Itupeva e Ubarana (SP) e Bom Jardim de Goiás (GO) foram eleitos novos prefeitos e vices. Em Alto Santo (CE), foram escolhidas vereadoras e vereadores

Urna eletrônica modelo UE 2020 - TSE 2022

Eleitoras e eleitores dos municípios de Ubarana e Itupeva (SP), Bom Jardim de Goiás (GO) e Alto Santo (CE) voltaram às urnas no domingo (3). As três primeiras localidades elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos. Já o município cearense escolheu 11 novos vereadores. As votações aconteceram das 8h às 17h.

Em Itupeva (SP), Rogério Cavalin e Isaque Messias, ambos do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), foram eleitos com 15.902 votos, correspondente a 59,11% do total de 26.902 de votos válidos (dados somente a candidatas e candidatos).

Já em Ubarana (SP), Delei (Solidariedade) e Nei (PP), pela coligação Com União e Determinação, Ubarana Vai Avançar (Solidariedade/PP/União), foram escolhidos para comandar o município. Eles tiveram 2.038 votos, equivalente a 64,84% dos 3.143 votos válidos.

Em Bom Jardim de Goiás, Willian Gregório (União Brasil) e Zezinho do Dé (MDB), pela coligação Coragem Para Fazer (União/MDB/PDT), foram os vencedores do pleito com 3.179 votos, o que corresponde a 62,81% dos 5.061 votos válidos.

Onde conferir os resultados

Os resultados das três eleições para as prefeituras, bem como a dos novos vereadores em Alto Santo (CE), podem ser consultados no sistema Resultados, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Novos vereadores

Nas eleições de Alto Santo (CE), 9.422 eleitoras e eleitores escolheram 11 vereadoras e vereadores para a Câmara Municipal. Os partidos Progressistas (PP), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Social Democrático (PSD) tiveram representantes eleitos no pleito de domingo (3). A realização de novas eleições na localidade foi confirmada, por unanimidade, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Plenário da Corte também definiu, por maioria, que a renovação alcançaria todas as cadeiras para o cargo.

Em 2022, a Justiça Eleitoral cassou o mandato de sete vereadores do PSD e do PDT em Alto Santo por fraude à cota de gênero, por meio do lançamento de candidaturas femininas fictícias nas Eleições 2020. A medida resultou na anulação de mais da metade dos votos válidos para o cargo no município, correspondendo a 57,21% do total, o que resultou na  necessidade de realização de novas eleições, com base na legislação eleitoral.

Por que novas eleições para vereador em Alto Santo?

As eleições suplementares, que tiveram o calendário deste ano definido pela Portaria do TSE nº 1.006/2022, são reguladas pelo Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Segundo o artigo 224 do código, entre outras hipóteses, devem ocorrer novas eleições para o total de vagas da Câmara de Vereadores quando a quantidade de votos anulados, no pleito anterior, supera mais da metade da votação para o cargo.

Também são convocadas novas eleições quando a Justiça Eleitoral determina o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário, independentemente do número de votos anulados. Nesse caso, a eleição será direta, exceto se a vaga surgir a menos de seis meses do fim do mandato.

Confira o calendário das eleições suplementares.

JM/EM, DM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901,
Tribunal Superior EleitoralTel.:(61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário : segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido